ESPECIAL | OMBRES PORTÉES - A EXPOSIÇÃO DO PALAIS ROYAL


Depois de ontem termos tido o report Paris Glam do nosso correspondente na "Cidade Luz", hoje voltamos com uma novidade em primeira mão na blogosfera nacional.

Em plena Semana de Moda de Alta Costura de Paris, a M-MMM - Maison Méditéranéenne des métiers de la Mode (traduzindo, Casa Mediterrânica dos Oficios da Moda), promoveu uma exposição no Palais Royal com os laureados de 2010, entre os quais estava o criador ModaLisboa Aleksandar Protic: Ombres Portées.


Mas antes da exposição, passamos a explicar o projecto que está por base desta iniciativa: a Maison Méditéranéenne des Métiers de la Mode.

Esta iniciativa que junta num só fórum países tão diversos quanto Portugal, Espanha, Itália, França, Libano, Tunisia e Marrocos, tem sede em Marselha e o objectivo é criar uma dinâmica de identidade, de trabalho e de desenvolvimento da Moda dos Países Mediterrânicos.


Em representação de Portugal, Aleksandar Protic (criador residente do calendário da ModaLisboa, cuja edição de Março vamos acompanhar em Directo aqui no blog, tal como já aqui o anunciámos) juntou-se aos europeus José Castro de Espanha, Eymèle Burgaud de França, Paolo Errico de Itália e aos magrebinos Ronald Abdallah do Líbano, Amina Agueznay de Marrocos e à tunisina Barraa Ben Boubaker, conseguindo-se assim um grupo que juntou jovens criatívos ds duas margens do mediterrâneo (imagens por esta ordem).

Assim, em Marselha, um jovem criador de cada país, uma semana por mês, tiveram workshops, reuniões e encontros que potenciaram a criação de um elo criativo entre eles, a troca de experiências e conhecimentos e o crescimento das suas marcas próprias internacionalmente.


Como resultado deste processo formativo, cada um dos sete criadores escolhidos, criaram um coordenado baseado numa obra de um criador mediterrânico consagrado. Assim cada um dos jovens criadores mediterrânicos escolheu um coordenado do acervo do museu da moda de Marselha e desenhou um novo para esta exposição.

Enquanto que Aleksandar Protic, José Castro e Eymèle Burgaud escolheram a famosa e clássica Madame Grès, Ronald Abdallah, Amina Agueznay e Paolo Errico escolheram o criativo e sublime Azzedine Alaïa e a tunisina Barraa Ben Boubaker escolheu o menos consagrado Mariano Fortuny.


Todos os coordenados criados reflectiram a origem da inspiração cruzada com os seus criadores. Como ponto comum nota-se o entendimento do vestuário como um elemento de protecção so Sol, um elemento ambiental abundante em toda a região mediterrânica.

Estes sete novos coordenados (bem como os que lhes serviram de inspiração) foram fotografados pelo fotógrafo de moda francês Olivier Amsellem e destas fotos e dos respectivos coordenados foi concebida a exposição Ombres Portées.


No passado dia 19 de Janeiro, durante a muito recente Semana de Moda de Alta Costura de Paris, em pleno Palais Royal, foi então inaugurada esta exposição que pela primeira vez tornou visível o trabalho desenvolvido por este grupo de criadores mediterrânicos. Celebrando esta nova forma de criação e de pensar a Moda, a exposição Ombres Portées tornou evidente os elos de ligação entre realidades culturais aparentemente tão distantes.

As raízes mediterrânicas de todos os coordenados foram evidentes. As especificidades culturais de cada criador e de cada país tornaram a diversidade um elemento enriquecedor e não distanciador. Os resultados do trabalho de um ano a formar um grupo de criadores de moda com uma raíz cultural comum foram positivos e evidentes.



Esta iniciativa teve o mérito de dar visibilidade a jovens criadores, cuja oportunidade de mostrarem o seu trabalho durante a Semana de Moda de Alta Costura de Paris, lhes trouxe uma visibilidade acrescida, mas essencialmente esta foi uma iniciativa cujo mérito se centrou na comunicação de uma ideia inovadora e interessante: existe uma Moda Mediterrânica!

Depois do primeiro ano de funcionamento, este é um projecto cujo futuro vamos acompanhar com atenção e trazer aqui em primeira mão aos nossos leitores.

0 Reality Comments: