CULTURALITIES | LOUIS VUITTON SUMMER


Pois é, já há algum tempo que, por motivos de agenda editorial, o Culturalities (a nossa rúbrica de Domingo, dedicada à Cultura) não marcava presença aqui no blog.

Neste inicio de Verão, em que as temperaturas estão a subir, os Festivais de Verão estão a começar a dar o que falar, e as prais se enchem, o Culturalities volta em grande com umas últimas sugestões de Verão para tornar as férias bem mais glamourosas!

Assim, neste Culturalities vamos dedicar a nossa atenção ao esforço de activação de marca (é assim que se chamam agora as acções das marcas para fazer charme aos seus cliente ... contemporaneidades do Marketing e da Comunicação) de uma das mais importantes marcas mundiais - a Louis Vuitton.

Este gigante do estilo mundial, este ano oferece três aspectos diferentes, que contribuem para que o Verão 2010 seja único e memorável.




Comecemos pela nova loja da marca francesa num dos portos de veraneio mais famosos e prestigiados do mundo: Sain Tropez. Neste famoso e requintado ponto da chic Côte d'Azur, a famsosa marca francesa acaba de abrir a Louis Vuitton Villa.

Revelando um novo conceito de design de interiores, que reflecte o legendário glamour descontraído do Mediterrâneo, a loja original na Rue François Sibili, perto do famoso porto da cidade, duplicou em tamanho com a inclusão de um espaço adjacente – uma antiga casa de cerâmica – na Rue Georges Clemenceau.


Paralelamente à inauguração, a Louis Vuitton convidou o street artist André, famoso pelo seu trabalho em graffiti, que evidencia o amor, e pela sua engraçada personagem Monsieur A, para criar uma série de desenhos que revelam as paisagens e o espírito de Saint-Tropez. Os trabalhos, que estão expostos na nova loja, são reproduzidos numa edição limitada de 30 portfolios com dez desenhos, apresentados numa elegante caixa bordada com o colorido nome Saint-Tropez criado por André (à venda exclusivamente nesta loja).

A todos os nossos leitores que vão veranear na exclusiva costa do Sul de França, este é sem dúvida um dos locais de culto de passagem obrigatória.

Mas as novidades desta abertura não ficam por aqui ...


Para celebrar a reabertura da loja de Saint-Tropez, a Louis Vuitton criou uma versão exclusiva para a praia da sua emblemática mala Neverfull. Este formato XL em tela Monograma apresenta a assinatura Saint-Tropez a vermelho e vem acompanhado de uma toalha de praia com o padrão icónico da marca.

Com esta edição limitada, a Louis Vuitton Villa, passa a ser um local de culto com objectos de culto à venda.

Mais a Norte, na capital francesa, a Louis Vuitton, no seu Centre Culturel, tem uma exposição digna de nota: Perspectives.



O Espace Culturel Louis Vuitton (101, Avenue des Champs-Élysées) concentra-se pela primeira vez em duas artistas. Duas mulheres, duas cidadãs francesas, duas ofertas diferentes mas complementares. Odile Decq é uma arquitecta estabelecida que acabou de terminar a extensão e os interiores da MACRO (Roma); Camille Henrot é uma artista plástica de 31 anos pré-seleccionada para o Prémio Marcel Duchamp 2010.

O encontro das suas duas visões é o que dá todo o significado à exposição "Perspectives". Dezasseis obras, a maior parte delas criações, que representam uma tentativa de compreensão do espaço e do mundo através de um olhar duplo. A perspectiva é um forma de ver, de prever, um trompe l’oeil, uma forma oblíqua de representar objectos de forma a revelá-los melhor.


É assim que as marcas demonstram a sua vocação global e expandem o seu território para além do mero acto de consumo dos seus produtos. É assim que as grandes marcas se destinguem das meras etiquetas. É assim que os símbolos se constroem e se tornam em instituições.




Numa nota final, deste Culturalities muito especial, deixamos ainda a colecção Homem Primavera/ Verão 2011 da Louis Vuitton, apresentada na Paris Man Fashion Week no passado dia 24 de Junho em Paris.

É assim que as boas marcas se destinguem: o bom trabalho é contínuo e não se esgota numa época!

0 Reality Comments: