ESPECIAL | ESTORIL FASHIONART FESTIVAL


Depois de anunciado aqui há pouco mais de duas semanas, as novidades não páram e este evento (o terceiro anualmente organizado pela ModaLisboa) promete tornar-se num caso sério em termos de "Festivais de Verão" na área de Lisboa.

Sendo o único que se dedica à Moda e às pontes que esta tem com outras áreas dartísticas, o programa até agora conhecido é bastante interessante. Mais interessante é o facto de haver um país convidado em cada ano/edição, pois traz ao público nacional, um conjunto de conteúdos culturais internacionais de qualidade, que doutra forma só estariam acessíves a uma pequena minoria.

Mas deixemo-nos de considerações e vamos às novidades. Começamos pela abertura: a exposição Paco Rabanne, Designer and Rebel.


O Estoril FashionArt Festival apresenta, em estreia mundial e produção própria deste evento, no Museu Condes de Castro Guimarães, a exposição Paco Rabanne, Designer and Rebel - uma retrospectiva de 16 peças essenciais para compreender a carreira e a personalidade do icónico Paco Rabanne.

Líder de um inovador movimento contemporâneo, Rabanne teve o poder necessário para introduzir nos desfiles de Moda uma série de novíssimos códigos até aí desconhecidos. Assim, transfere as suas apresentações para espaços não convencionais e introduz a música como elemento cénico dos desfiles para os quais são seleccionadas, pela primeira vez, modelos de todas as origens.

Nunca até aqui a cumplicidade entre Moda e sociedade fora tão palpável. As criações de Paco Rabanne transbordaram para a fotografia e para o cinema, marcando o imaginário visual dessa época. Os seus vestidos de plástico e metal foram usados por Françoise Hardy, Brigitte Bardot e Jane Fonda (em Barbarella). A emblemática peça usada por Audrey Hepburn no filme Two for the Road (1967) estará presente na exposição Paco Rabanne, Designer and Rebel.


Outro dos grandes destaques deste Estoril FashionArt Festival é a exposição (também produção do próprio festival da Costa do Estoril) Luis Venegas – Greatest Hits. Um dos mais irreverentes, Pop(ulares) e inovadores nomes das publicações de moda de Espanha contemporânea vai reunir numa loja do centro de Cascais (no nº 404 da Rua Frederico Arouca) um conjunto assinalável de imagens marcantes do seu percurso.

Títulos como Candy, Electric Youth ou Fanzine 137 vão, a partir do dia 2 de Julho, marcar o ton e o estilo das conversas no centro desta vila ... seguramente!

Mas quando se fala de Moda fala-se (forçosamente) de desfiles. Assim o Estoril FashionArt Festival vai, no parque da Marina de Cascais, ter um espaço onde vão decorrer diariamente os desfiles deste festival. Assim nomes como Lara Torres, White Tent, Sara Lamúrias, Nuno Baltazar, Miguel Vieira, Ana Salazar, Alves/Gonçalves vão passar por lá, mas sempre em desfiles temáticos.

Work in Progress, Eterna é a Noite, Sportive, Splash, são apenas alguns dos desafios feitos aos criadores nacionais e marcas, por forma a criarem-se momentos de moda temáticos e espectáculos de moda únicos e irrepetíveis.


Mas no que se trata de desfiles, um momento alto está a ser preparado: o desfile da criadora Amaya Arzuaga. Amaya Arzuaga, uma das mais internacionais Designers de Moda espanholas, vem ao Estoril FashionArt festival com um conjunto de coordenados que promete passar em revista, os highlights da carreira deste prestigiado nome da moda espanhola actual.

Mas mais eventos vão surpreender o público: as principais vias de circulação de Cascais e do Estoril vão contar com a presença do trabalho dos mais assíduos fotógrafos de moda portugueses; um concerto de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble com a convidada especial Maria Berasarte; instalações de grafitti e video em locais do concelho; um Vintage Bazar; um Speakers Corner com convidados internacionais e nacionais ... uma imensidadão de actividades foram anunciadas esta semana que passou em conferência de imprensa conjunta entre o Presidente da Câmara de Cascais, o Presidente do Turismo da Costa do Estoril e a Directora da ModaLisboa, António Capucho, Duarte Nobre Guedes e Eduarda Abbondanza, respectivamente.

Com um programa destes, logo na sua primeira edição ... não admira que a Associação ModaLisboa tenha recebido das mãos do Presidente da Câmara de Cascais a Medalha de Mérito Cultural do Concelho.

É merecida e bem entregue! Parabéns e Obrigado por este terceiro evento ... nós, seguramente, lá estaremos!

0 Reality Comments: