ESPECIAL ÁFRICA DO SUL 2010 | ESTÁDIO NELSON MANDELA BAY EM PORT ELIZABETH






Nesta semana que antecede o início do Campeonato Mundial de Futebol da Africa do Sul, na rubrica de arquitectura, vamos passar em revista a arquitectura de alguns dos estádios deste Mundial 2010.

Começamos este especial que vai durar esta semana com um dos símbolos deste Mundial: o Estádio Nelson Mandela.

Desenhado pelos alemães da GMP Architekten, este emblemático palco do futebol tem como essencial elemento arquitectónico a sua cobertura. Como está situado no junto à Nelson Mandela Bay (em pleno Índico), este estádio foi pensado não só para proporcionar condições de visibilidade e de espectáculo a todos os 46.000espectadores, como essencialmente conforto de todos quer em termos luminicos, quer em termos de temperatura quer em termos dos fortes ventos (proveniente do lago) por que é conhecido Porth Elizabeth (a localidade onde se situa).

Assim estas gigantescas formas a fazer lembrar as folhas das palmeiras, não só criam sombra (para vencer as altas temperaturas), permitem a ventilação do espaço (pois não são totalmente opacas ao vento) mas quebram a velocidade das correntes de ar e assim não estragam o espectáculo.

Uma estrutura engenhosa e esteticamente desafiante, que esconde um interior a lembrar a lógica construtivista da Bauhaus alemã.

Por último não quisemos deixar de publicar aqui uma imagem dos bastidores onde equipas como a Coreia do Sul, a Grécia, Inglaterra ou mesmo a de Portugal (onde, no dia 15 de Junho, vai jogar com a Costa do Marfim) vão estar.

Amanhã, mais um dos estádios emblemáticos deste primeiro mundial africano ... a não perder!

0 Reality Comments: