ESPECIAL ÁFRICA DO SUL 2010 | ESTÁDIO CIDADE DO FUTEBOL DE JOANESBURGO






É o mais conhecido e mais mediático dos estádios do Mundial de Futebol da África do Sul 2010 - a Cidade do Futebol de Joanesburgo.

Este estádio, projectado por um dos maiores gabinetes de arquitectura do país, os Boogertman Urban Edge + Partners, para além de ser o estádio da capital do país é também o que tem maior capacidade - 88.460 lugares.

Com a sua forma inspirada no pote africano calabash, este estádio exala modernidade africana. A forma curvilínea da fachada é feita por painéis de betão reforçados com fibras laminadas. Esta nova tecnologia de trabalhar o betão é um dos elementos tecnológicos mais fortes deste projecto.

Para além das oito cores (todas elas em torno das cores típicas da paisagem africana) com que foram coloridos estes painéis, a fachada conta com um nível de transparência (que lhe é dado pelos painéis de vidro que unem as várias peças de betão) que a torna ainda mais leve e com uma imagem quase de construção artesanal (não fora a grande escala e a forma ultramoderna).

Este é o estádio onde se vai jogar a final do Campeonato do Mundo de Futebol da África do Sul 2010 e é também o estádio final deste nosso Especial desta semana dedicado a esta competição.

No dia em que o pontapé de saída deste Mundial é dado, encerramos aqui este tema com a esperança de que vejamos a selecção de Portugal jogar neste espectacular Estádio Cidade do Futebol no próximo dia 11 de Julho e se sagre campeão do Mundo!

Let the Games Begin!

1 Reality Comments:

A África do Sul merece!
A África também!
Estes estádios não têm nada a ver com o aspecto inacabado da "catedral" da luz, ou com a "casa de banho" de Alvalade!
Só o do ALgarve (maravilhoso) e o de Dragão (tipo ovni) são dignos de alguma modernidade!

Mas eu digo qual o meu preferido (sem tirar nada aos outros) é o Green Point. È lindo! Lembra umas cestas de fruta de palha que havia antigamente. É sobrio. Lindo. O suficiente para ganharmos à Coreia do Norte! Tb se não ganharmos, não fomos lá fazer nada!