ESPECIAL | EXPO XANGAI - OS PAVILHÕES


Inaugurada ontem com grande pompa e circunstância, a Expo Xangai 2010.

Esta nova demonstração de poder do gigante asiático teve uma abertura com pirotecnia, projecções, um gigantesco ecrã de leds e música, à dimensão do País. Mas o mais impressionante é a feira de vaidades e a demonstração de poder que os vários países fazem com os seus pavilões.


Muito já se viu sobre vários pavilhões, mas as imagens finais com a expo já aberta e a funcionar só agora chegam à net. É sobre este aspecto que vamos-nos focar este fim-de-semana e na área de arquitectura durante a próxima semana.


Por hoje ficam aqui este vídeo e algumas imagens da inauguração, com alguns números associados a este mega evento: a Expo Xangai será a maior exposição universal de sempre com a participação de 189 países; esperam-se entre 70 e 100 milhões de visitantes em apenas seis meses; o investimento só do governo chinês na Expo Xangai 2010 foi de cerca de 45 biliões de dólares americanos; a Dinamarca permitiu que, pela primeira vez na História, a estátua da famosa "Sereia" saisse de Copenhaga; a França levou pinturas impresionistas e esculturas de Rodin; a Itália apostou nas obras do pintor renascentista Caravaggio; a India levará numerosas estrelas de Bollywood; e o Canadá ofrecerá os deslumbrantes espectáculos do Cirque du Solei.


Se estas imagens da inauguração que hoje aqui trazemos (encenada pela mesma equipe que pensou e produziu a inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver) não são impressionantes ... estes números e factos não deixam margem para dúvidas.


Durante esta semana, as nossas atenções estarão voltadas para o dragão asiático e para a sua mais recente manifestação de poder global: a Expo Xangai 2010.


Não perca esta semana as imagens dos melhores pavilhões nacionais.

0 Reality Comments: