BERLIN KREATIVE | BERLIN: THE CENTER OF WHAT'S GOING ON


Sem ter a pretensão de valorizar o Berlin Kreative em relação às outras capitais presentes no .. And This Is Reality, hoje venho admitir que, durante Janeiro de 2010, Berlim apresentou-se, indiscutivelmente, como o ponto gravitacional da atenção mundial no que diz respeito à moda, às artes, ao design e às novas tendências.

Desde as últimas estações que a capital alemã se tem estabelecido, cada vez mais, na vanguarda da cultura contemporânea. Agora Harald Wolf, presidente da Câmara, vem afirmar que Berlim está no top 5 das metrópoles da moda mundial.

A prová-lo esteve a Mercedes Benz Fashion Week Berlin 2010 (MBFWB), entre os dias 20 e 24 de Janeiro, que acolheu feiras de marcas como a mítica Bread&Butter, que agora regressou à sua cidade natal. A par com outros eventos como o Premium, 5 elements Berlin, Boudoir, Spirit of Fashion, e plataformas como o Showfloor Berlin, bem como diversos showrooms que permitiram que se juntassem mais de 120 000 visitantes e mais de 1600 profissionais na capital alemã.

Mas a sexta edição da Fashion Week berlinense também teve ausências marcantes, como dos estilistas alemães Karl Lagerfeld e Wolfgang Joop, que preferiram apresentar as suas coleções nas passarelas parisienses.

Segundo o porta-voz do evento, Daniel Aubke, a falta de nomes de peso em Berlim não é vista de forma negativa. "Os estilistas decidem qual cidade é mais apropriada para suas coleções. Se conseguem atingir um público melhor em outro lugar, claro que eles farão uma exibição naquele lugar", escreve a agência noticiosa alemã Deutsche-Welle.
Segundo a mesma fonte, novos nomes também desfilaram na Semana de Berlim, por exemplo, Frida Weyer e Sam Frenzel – vencedor da última edição do prêmio Designer for Tomorrow. Justamente por trazer novos estilistas aos holofotes, o evento de Berlim é considerado pelos críticos mais criativo do que outras famosas semanas de moda, como Milão e Paris.


Para aqueles que se deslocaram até Berlim durante este mês, aqui ficam algumas sugestões para um ‘chill out’ entre o stress dos desfiles e a loucura das festas.
O restaurante novidade desde a Primavera de 2009 chama-se Sage e rapidamente se tornou um dos “hottest spots in town”. A sua fama deve-se às refeições criativas, confeccionadas com ingredientes de qualidade top, a par com uma iluminação artística e com um design irrepreensível.


Para quem prefere direccionar as atenções para o exterior, a sugestão é o Solar. Este é um projecto de restaurant e lounge que oferece uma das vistas mais espectaculares sobre Berlim. Os visitantes irão encontrar uma vista panorâmica de 270º nos 16º e 17º andares de um edifício próximo da lendária Postdamer Platz. Aqui as estrelas são os cocktails excelentes e a “exquisite cuisine”, que contribuem para que este espaço seja o ponto de encontro tanto de criativos desta cidade como do resto do mundo.


Apenas uma bebida, para arrefecer os ânimos? O Amano bar é uma boa opção. O Amano Hotel está pronto para dar a Berlim o que já é familiar em cidades como New York ou Paris: um hotel tornado “hot spot”.

Desde a sua abertura, em Agosto, o elegante e trendy Amano bar tem atraído não apenas os hóspedes, mas também a atenção dos artistas, talentos criativos e hipsters. A mastermind que apoia este projecto é nada mais nada menos que Mario, chefe do igualmente fashionable Bar Tausend.


Se o objectivo é relaxar com elegância, o Saphire Bar é o final perfeito para as noites da Fashion Week.


“Em comparação com outras fashion weeks, Berlim foi cool, edgy e trendy”, escreve a Associated Press.

Para os berlinenses teve ainda outra vantagem. Ajudou a esquecer o frio arrepiante que se faz sentir na cidade, numa altura em que esta ainda está submersa na neve.

0 Reality Comments: