LUZES NA PAISAGEM





É uma das mais originais, bem conseguidas e inovadoras ideias de arquitectura de intervenção no território que temos encontrado nos últimos tempos: a Lightsails.

Projectadas pelos austríacos Söhne & Partner Architekten, estas torres de iluminação pensadas para as margens do lago Millstätter, são uma obra com duas dimensões de escala.

Por um lado, cada objecto/vela é pensada per si, enquanto que o seu conjunto as torna coerentes num macro território. Apreciar e usufruir da beleza natural desta paisagem protegida, sem deixar o conforto da boa arquitectura e a contemporaneidade artística destas esculturas luminosas, são os dois aspectos funcionais positivos desta intervenção. Melhor ainda é o sistema luminoso (formado pelos feixes de luz que saem de cada torre/vela) que liga arquitectónica e artisticamente as várias povoações que se situam na margem deste grande lago e onde se situam estas estruturas.

Boa arquitectura com excelentes resultados neste primeiro dia pós período natalício e mesmo à beira do final do ano de 2009.

0 Reality Comments: