ESPECIAL | AS ORIGENS DOS SÍMBOLOS DO NATAL - A ÁRVORE DE NATAL


Tal como prometemos ontem, nestes dias da quadra natalícia traremos aqui a história que rodeia quatro dos símbolos do natal. Começaremos pela mais popular: a árvore de Natal.

Até este símbolo mundano da festa mnatalícia contemporânea tem uma lenda religiosa por detraz. Reza a lenda que na noite do nascimento de Jesus, todos os seres vivos, tanto flora como fauna, vieram a Belém com presentes.


Mas o pequeno abeto não tinha dom e estava tão cansado que não podia resistir quando as grandes árvores o empurraram para o fundo e o esconderam da vista do menino recém nascido. Foi então que um anjo que estava nas proximidades teve pena e mandou um aglomerado de estrelas para vir e descansar sobre os galhos delicados desta pobre árvore.

Quando o Menino Jesus viu esta linda árvore iluminada, ele sorriu e abençoou-o, declarando que, doravante, abetos sempre devem ser enfeitados com as luzes no Natal para agradar às crianças.


Independentemente das histórias e lendas, este costume tem uma origem verdadeira. Muitas vezes as pessoas perguntam-se de onde sugiu o costume de ter uma árvore em casa durante a época do Natal. Provavelmente nunca saberemos ao certo. Mas existem vários indícios históricos que apontam que esse costume veio e nós fomos investigar para trazer aqui aos nossos leitores.

Há milhares de anos atrás, várias civilizações e culturas acreditavam que as árvores que permaneciam sempre verdes eram mágicas. Para este facto contribuia o facto de mesmo no pico do Inverno, quando todas as outras árvores e vegetação estavam despidas da sua folhagem, os abetos sempre permaneciam fortes, viçosos e verdes.


As pessoas começaram a encara-los como símbolos de vida e como um sinal seguro de que o Sol e a Primavera voltariam. Velas (ou a luz elétrica que usamos para enfeitar as nossas árvores actualmente) são também um símbolo antigo. Elas representam a luz da Primavera e da vida que triunfa sobre a escuridão do Inverno e da morte.

Na Roma antiga, as pessoas decoravam as suas casas e os seus templos com vegetação verde durante uma festa especial que se celebrava em Dezembro. Nenhuma batalha podia ser travada, as escolas eram fechadas e em todos os lugares as pessoas juntavam-se e ofereciam presentes uns aos outros.


Então e quando e como é que a árvore de Natal entrou para dentro de casa?

Diz a lenda que a tradição foi iniciada por Martinho Lutero na Alemanha. Ele era um monge e reformador da Igreja que viveu entre 1483 e 1546. Segundo a lenda, Lutero estava de volta a casa numa noite de Inverno, quando viu as estrelas brilharem no céu através dos ramos da árvore. Lutero ficou impressionado com a visão e, quando ele chegou em casa, ele estava ansioso para contar a sua família o sucedido. Para ajudá-los a entender, ele foi para a floresta e cortou um pinheiro pequeno, trouxe-o para dentro de casa e decorou-o com velas, que representavam as estrelas que tinha visto.


O costume espalhou-se pela Alemanha e de lá todo o mundo.

Seja qual for sua origem, a árvore de Natal é um símbolo que actualmente é muito popular entre todos aqueles que, hoje em dia, celebram o Natal.

Bom Natal a todos!

1 Reality Comments:

Easily I assent to but I about the collection should have more info then it has.