ESPECIAL | HALLOWEEN


Hoje comemora-se o dia das Bruxas, ou o Halloween, e como tal dedicamos-lhe um especial aqui no ... And This is Reality.

A origem do Halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 A.C. e 800 D.C., embora com marcadas diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase "trick or treet", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração.


Originalmente, o Halloween não tinha qualquer relação com bruxas. Era um festival do calendário celta Irlandês, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro que assinalava o fim do Verão (samhain significa literalmente "fim do verão").

A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História que se foram se misturando e deram origem ao que é actualmente.


Por um lado tem uma origem Pagã ligada ao festival celta Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (em 46 A.C.) acabou por misturar a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou por perder peso com o tempo. Em finais do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração.


Sabe-se no entanto que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de Novembro (a meio caminho entre o equinócio de Verão e o solstício de Inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana e davam início ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que actuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.


A origem Católica remonta ao século IV. Nesta altura a Igreja da Síria consagrava um dia 31 de Outubro à celebração dedicada a "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou-o a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa de "Todos os Santos", inicialmente era celebrada no dia 13 de Maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1º de Novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma.

Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de Outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.


Actualmente ambas as tradições se misturam, dando lugar à noite em que todos os mortos e todas as bruxas têm a sua comemoração. Festas, máscaras, partidas e muitos horrores povoam o imaginário das pessoas neste 31 de Outubro.

Para que o Halloween seja comemorado a rigor e em grande estilo pelos nossos leitores deixamos aqui uma sugestão para o Porto - a Eristoff Black Halloween Party.




Vai decorrer no belíssimo edifício da Alfândega do Porto e vai animar a noite de todos os sustos e todos os seres do outro mundo de muitos milhares de pessoas.

Dê lá um pulo ... e pode ser que tenha um susto bem agradável!

2 Reality Comments:

desculpa,gata,mas eu n copiei nada do seu blog n,nunca tinah nem passado por ele,se saiu parecido foi realmente conhecidência ou pesquisamos na msma fonte.

olha,gata,eu nunca tinha passado pelo sou blog então sorry,mas n copinei nada d vc n,prepotência é uma coisa mta feia ;D
devemos ter pesquisado no msmo lugar,afinal ninguém vai mudar a história original só pra n ficar parecido com o d ninguém