UM CENTRO URBANO NO DESERTO DO FUTURO






O grandioso e muito visionário projecto é para a zona do médio oriente, pois então. A muito badalada (no mundo arquitectónico) cidade de Madas (a primeira cidade carbono zero do mundo) de Abu Dhabi vai ter um centro urbano que combina arquitectura contemporânea com elementos de alta tecnologia e tradição árabe.

Saído directamente da criatividade dos LAVA - Laboratory for Visionary Architecture - este centro urbano vai ser uma espécie de imenso bazar árabe do futuro. Com uma malha urbana orgânica (tal como os tradicionais bazares) este centro da futura cidade vai crescer em altura e vai ter um look arquitectónico muito futurista. Aço, Vidro, Madeira e Betão formarão este imenso centro comercial e de serviços.

Mas o aspecto mais relevante e de maior impacto visual são as estruturas de ensombramento da gigante praça central. Inspirados na forma das típicas palmeiras que pontuam os desertos, estes toldos reagirão à luminosidade e à temperatura que se fará sentir no interior da malha urbana, alternando entre abertos ou fechados conforme a temperatura ambiente. Estas imensas e inovadoras estruturas vão pontuar e marcar todo o centro da futura cidade tornando-a assim mais fresca e como tal mais eficiente energeticamente

Métodos de poupança energética que combinam boa arquitectura urbana, novas tecnologias, iconografia tradicional e estéticas arrojadas.

Se dúvidas houvesse que Madas seria uma cidade futurista ... agora já não restam nenhumas!

0 Reality Comments: