LIVRARIA VILA






Hoje atravessamos o Atlântico até à grande metrópole da América do Sul, para mostrar a nova livraria Vila em São Paulo.

Esta nova obra do arquitecto brasileiro Isay Weinfeild é uma obra surpreendentemente discreta. Uma fachada cega e lisa, cujos únicos elementos são o nome da livraria no topo do edifício e a entrada a toda a largura na base da fachada.

Mas o mais curioso nesta obra é que, tal como num livro, o exterior é interessante, mas a verdadeira surpresa está no seu interior. A começar pela entrada que é composta por um conjunto de estantes giratórias, que abrem por completo a base do edifício.

Três enchem-se de estantes repletas de livros, que se organizam em formas e conformam espacialidades diversas, mutantes e dinâmicas. Cada visitante tem a capacidade de mudar o espaço, de acordo com as suas preferências e conveniências.

Os vazios que unem os vários pisos conferem amplitude a um espaço que apesar de pequeno, é ampliado com grande mestria por vazios amplos e estrategicamente localizados, formando um pequeno auditório onde acontecem conferências, cursos e lançamentos de livros.

Uma excelente obra de arquitectura brasileira, na maior metrópole lusófona a fazer notícia de arquitectura aqui no ... And This is Reality neste final de Setembro.

0 Reality Comments: