EXCLUSIVO | MUSEU PAULA REGO EM CASCAIS - DIA 2


Tal como o prometido ontem, hoje trazemos aqui, em exclusivo e em primeira mão para os nossos leitores, as primeiras imagens do interior do Museu Paula Rego em Cascais, que será inaugurado no próximo dia 18 de Setembro.

Com arquitectura de Eduardo Souto Moura, este museu cor de tijolo por fora é monásticamente branco por dentro.


Salas, corredores, recepção, loja ... o branco é total! Com uma excepção o auditório, que tem o azul como cor dominante. Esta escolha tem dois efeitos evidentes: ser uma excelente base para dar espaço às cores vibrantes e formas potentes das pinturas de Paula Rego; e conseguir uma iluminação, quer natural quer artificial tão suave, constante e difusa que torna as condições de apreciação das formas dos espaços e das obras expostas, perto de níveis de excelência.


Eduardo Souto Moura tornou os interiores deste museu uma autêntica obra de arte discreta mas constantemente presente. As duas "chaminés" que no exterior marcam ironicamente o edifício remetendo para o não muito distante Palácio Nacional de Sintra (outra jóia do património arquitectónico nacional), no interior proporcionam dois lanternins com uma plasticidade espacial e de iluminação bastante fortes.


As aberturas que pontuam o exterior minuciosamente, interiormente têm um papel crucial na animação, iluminação e desconstrução espacial das salas, corredores ou halls. Há recantos de contemplação dos quadros, pátios, grandes salas, pequenos corredores ... um pouco por todo o museu a surpresa espacial é um elemento constante.

Todos os espaços estão pontuados com detalhes, elementos, que aumentam o elemento de descoberta sucessiva de uma história arquitectónica que, tal como os quadros de Paula Rego, cruza tradição e modernidade!


É sem dúvida um dos melhores pequenos museus que Portugal vai ter. Quer pelo acervo exposto, quer pela obra de arquitectura (aqui ilustrada pelas excelentes fotografias de Fernando Guerra e Sérgio Guerra, a quem reiteramos publicamente o agradecimento deste exclusivo) a visita é obrigatória.

Dia 18 de Setembro Cascais vai ter mais uma atracção de nível internacional a atrair turistas culturais não só de todo o mundo, mas seguramente de todo o país.


Afinal não é todos os dias que dois dos maiores vultos vivos da Cultura Made in Portugal se juntam para criar tão grande momento cultural.

Foi o primeiro fim-de-semana de Setembro a ser marcado por um Exclusivo de grande qualidade e de Portugal para o Mundo.

Amanhã, voltamos com mais novidades em Português ... e com muito estilo, apenas para os nossos leitores!

0 Reality Comments: