EXCLUSIVO | MUSEU PAULA REGO EM CASCAIS - DIA 1


Neste primeiro fim-de-semana de Setembro trazemos um exclusivo: as primeiras fotos do futuro Museu Paula Rego em Cascais.

Este novo museu, promete ser um dos principais pontos de romaria cultural não só de Cascais, nem apenas da área de Lisboa, mas de todo o País.


O edifício projectado por um dos nomes da Arquitectura Portuguesa mais reputados em termos nacionais e internacionais, é uma estrutura arquitectónica em que espírito do local, a alma da pintura da mais famosa pintora portuguesa viva e a assinatura do autor se sentem desde a forma global ao mais pequeno pormenor.

Estas fotografias de Fernando Guerra e Sérgio Guerra (a quem agradecemos publicamente, em nome de todos os nossos leitores, este exclusivo), que traremos aqui hoje e amanhã, mostram a mais recente obra de Eduardo Souto Moura.


Um museu de pequenas dimensões que tem como elemento simbólico os dois cones de base quadrangular que se destacam na cobertura. Estas duas estruturas propiciam, quer exteriormente, quer no interior, momentos e sensações espaciais absolutamente únicas.

Todo o exterior é de um geometrismo, de uma honestidade material e de uma simplicidade volumétrica muito grandes. Entre o minimalismo brutalista e a sofisticação da simplicidade e "ingenuidade" que caracterizam a pintura de Paula Rego, esta excelente obra de arquitectura, reforça o nome de Eduardo Souto Moura como um dos nomes grandes da Arquitectura Contemporânea em Portugal.


A modernidade e a tradição cruzam-se em todo o museu, um pouco à semelhança de como a pintora o faz nas suas telas. As formas rigidamente dinâmicas, a pintura exterior do betão com acabamento de cofragem de madeira de cor de tijolo, mesclando a modernidade, com a textura da madeira e a cor quente do tijolo, a minúcia da localização, dimensão e diálogo das aberturas, ou o rigor de desenho dos detalhes são motivos mais do que suficientes e aparentes para qualificar este Museu Paula Rego em Cascais, como uma boa obra de arquitectura.


Se hoje nos dedicámos ao exterior (quer em texto, quer em imagens), amanhã traremos aqui as imagens (também em exclusivo e em primeira mão) do interior deste museu.

Com inauguração marcada para o próximo dia 18 de Setembro, este museu faz a sua antestreia aqui no ... And This is Reality em exclusivo para os nossos leitores.

Amanhã encontramo-nos aqui novamente para mais uma visita museológica à obra de dois dos maiores nomes da Cultura Contemporânea de Portugal: Eduardo Souto Moura e Paula Rego.

Até cá!