90 ANOS DE BAUHAUS - UMA DATA QUE MUDOU O MUNDO


Uma das instituições que mais marcou a cultura e o dia-a-dia do século XX foi a famosa escola alemã Bauhaus.

Neste fim-de-semana daremos conta não só de uma pequena parte da História desta escola que marcou tanto o nosso estilo diário actual (neste primeiro dia), como também do programa de comemorações que está a ser organizado para comemorar os 90 desta verdadeira revolução das artes e dos gostos (amanhã).


Fundada por um conjunto de intelectuais, arquitectos e artistas alemães no ano de 1919 em Weimar, esta famosa escola de arquitectura e design mudou para sempre o panorama do design e da arquitectura.

Sob a direcção de um dos maiores arquitectos alemães da época, Walter Gropius (na foto junto ao seu projecto para a torre da sede do famoso jornal Chicago Tribune), e com participações de nomes tão sonantes da cultura mundial como Wassily Kandinsky, Ludwig Mies van der Rohe ou Marcel Breuer (autor das duas peças de design das fotos), os jovens estudantes, que passaram por esta escola (que por incrível que pareça apenas esteve aberta durante 6 anos, de 1919 a 1925), contactaram com uma ideia revolucionária: a função e a forma devem andar em paralelo.


Esta nova abordagem a duas das disciplinas que mais marcam a nossa vida diariamente, mudou a vida das pessoas, a abordagem criativa de arquitectos e designers e a cultura moderna e contemporânea em geral.

Depois de um período em que os formalismos, a decoração e o delírio criativo marcaram a arquitectura e o design no início do século XX, com movimentos como a Arte Nova (muito Europeia, naturalista e ultra decorada) ou a Art Deco (mais americana, com um abstraccionismo e geometrismo já a enunciar novos caminhos, mas ainda extremamente decorada), no pós I Guerra Mundial, com uma Europa destruída, uma Alemanha em urgência de tudo e um mundo dividido, sem recursos, e com necessidade de novas ideias para responder a uma nova ordem social e a uma euforia cultural e económica, o racionalismo, que já antes tinha tomado as artes plásticas, é a saída encontrada para a Arquitectura e o Design a saída para as Artes Decorativas.


É neste contexto histórico, económico e social que surge então a Escola Bauhaus (cujo próprio nome quer dizer em alemão "Casa da Construção"). Um local que pretende pensar, estruturar e ensinar uma nova lógica conceptual e de realização para a Arquitectura e o Design. A adaptação da forma à função sem perder capacidade plástica, mas dispensando os tiques decorativistas do passado, exigiu um novo sistema de ensino. Mais ligado à prática moderna e menos dependente dos cânones clássicos, os fundadores da Bauhaus criaram em apenas seis anos uma revolução no pensamento criativo.

Os edifícios tinham de ser mais optimizados para desempenhar melhor as suas funções por custos menores (devido à falta de recursos que permitissem a reconstrução de uma Europa em pouco tempo), e os objectos teriam de ser acessíveis a todos implicando uma industrialização mecanizada do seu fabrico (contra a manualização do fabrico anterior) implicando assim um melhor estudo da forma e da standartização da mesma. Eficiência era o pretendido. Uma nova estética era um objectivo. Um novo paradigma criativo foi o resultado.


A urgência, a necessidade e a inteligência da explosão cultural e social dos arquitectos, artistas e designers alemães dos "gloriosos anos 1920" mudaram a nossa forma de estar, de ver e de intervir no mundo.

0 Reality Comments: