90 ANOS DE BAUHAUS - AS COMEMORAÇÕES


Tal como ontem anunciámos, este ano comemoram-se os 90 anos da fundação de uma das instituições e revoluções culturais mais importantes do século XX: a Bauhaus.

Depois de uma pequena e resumida (e muito particular e sem pretensões de precisão científica) História da Bauhaus, hoje vimos dar conta do programa global das comemorações deste aniversário. Tal como o efeito da sua existência, também as comemorações são a uma grande escala!


Na comemoração dos 90 anos da abertura desta escola alemã, vão ser organizadas exposições em Berlim, Nova Iorque e Tóquio, que vão reflectir o papel e a História destes seis anos que mudaram o século XX (1919 a 1925).

Desde 22 de Julho, até 4 de Outubro, estas três capitais mundiais vão ser o centro de uma comemoração global com uma exposição dividida em três pólos: Bauhaus - A Conceptual Model. Objectos, projectos, maquetes, modelos, pinturas, fotografias ou ilustrações, cartazes ou panfletos serão reunidos numa grande exposição mundial com três salas: o Museu do Design de Berlim, o MoMA e o Museu de Design de Tóquio.


Mas as comemorações não se ficam por aqui. Na própria cidade de Weimar, em Jena (a cidade universitária vizinha) e em Erfurt (a cidade onde em 1926 reabriu a segunda Bauhaus) ciclos de cinema, exposições, conferências, seminários e muitos outros eventos vão pontuar o resto do ano, na comemoração deste marco histórico para a arquitectura e o design mundiais.

Para os peregrinos culturais deste Verão, para os viajantes ocasionais destas paragens, ou apenas para aqueles nossos leitores que gostam de estar bem informados sobre o que acontece de relevo no mundo, aqui fica esta informação e sugestão.

0 Reality Comments: