ESPECIAL | RIBA STIRLING PRIZE 2009 - OS NOMEADOS



Os nomeados para o muito prestigiado RIBA Stirling Prize 2009 foram revelados ontem.

Entre os nomeados encontram-se nomes mais mediáticos e outros mais desconhecidos, mas todos estão nesta selecta lista pelas excelentes obras de arquitectura que produziram no ano de 2008. Este prémio atribuído pelo Royal Institute of British Architects, visa premiar os arquitectos britânicos, ou com obra em território de Sua Majestade, que se tenham evidenciado pela qualidade e inovação das suas obras.



Este prémio que já tem entre os premiados em edições anteriores nomes tão sonantes como David Chipperfield (2007), Richard Rogers (2006), Enric Miralles (2005), Norman Foster (2004) ou Herzog & de Meuron (2003), e que na edição passada premiou, para grande surpresa dos críticos e aficionados da arquitectura, os muito desconhecidos da cena mediática arquitectónica contemporânea Feilden Clegg Bradley Studios, vem agora trazer mais um nome à ribalta da arquitectura Europeia Made in UK.

As obras seis obras nomeadas são (ordem das fotos de acordo com a ordem das nomeações):

Rogers Stirk Harbour + Partners com Bodegas Protos, Espanha
Tony Fretton Architects com Fuglsang Kunstmuseum, Dinamarca
Rogers Stirk Harbour + Partners com Maggie’s Centre, Londres
BDP com Liverpool One Masterplan, Liverpool
Eric Parry Architects com 5 Aldermanbury Square, Londres
Allford Hall Monaghan Morris com Kentish Town Health Centre, Londres



Os vencedores serão anunciados em cerimónia pública no próximo dia 17 de Outubro 2009, até lá, um grupo selecto de jurados, tem a difícil tarefa de seleccionar a melhor destas seis obras.

Parabéns a todos os nomeados e boa sorte aos que têm a tarefa de os hierarquizar.

0 Reality Comments: