DRASSANES - UMA ESTAÇÃO DE METRO MUITO TRENDY





A importância que a mobilidade adquiriu na vida urbana contemporânea é bastante grande. Em decorrência desta importância, o tempo despendido em transportes e suas estruturas tem aumentado e como tal a importância destes e destas na nossa qualidade de vida tem aumentado.

Assim não admira que as estações de metro, um pouco por todo o mundo, estejam a ser alvo de grandes intervenções arquitectónicas, não só por questões de marketing dos próprios sistemas de transporte público, mas essencialmente por questões de qualidade de vida urbana.

Um bom exemplo desta nova tendência de renovação urbana é a estação de metro de Drassanes, em Barcelona.

Situada numa zona que separa o casco antigo da cidade de uma antiga zona industrial da cidade, actualmente transformada num bairro residencial e de negócios moderno, esta estação de metro levou um "lifting espacial" da autoria dos arquitectos Eduardo Gutiérrez Munné e Jordi Fernández Río.

Adoptando uma formalidade e ambiência entre o futurismo retro e o funcionalismo ultra estilizado, esta estação é um dos elementos mais surpreendentes de toda a regeneração urbana que a Ciutat Vella tem estado a sofrer ao longo dos últimos anos.

Uma estação de metro que data de 1968 projecta-se agora no futuro com um sentimento retro futurista muito bem conseguido!

0 Reality Comments: