PARIS GLAM | "GALERIES" - QUANDO A EXPOSIÇÃO SE TORNA O TEMA PRINCIPAL



Imagine-se a passear nas ruas de Paris, calmamente, sem pressas. Muito do que encontra é novidade, como a constante renovação das montras das suas lojas favoritas, os eventos variados que muitas vezes o obrigam a atravessar a avenida, rua ou ruela para evitar o embaraço de não ter convite ( coisa fácil de adquirir, mas nem sempre ... ), uma venda privada de objectos Vintage onde as surpresas são muitas, ou mesmo, um espectáculo, de tipo concerto, teatro ou dança que vai começar no mesmo instante e que finalmente os artistas em questão estão na sua lista “ a não perder”, há algum tempo.

Agora, imagine que Paris é igualmente a cidade que tem o maior número de galerias de arte por metro quadrado e que o programa de cada uma delas é de uma variedade deveras impressionante e em constante mudança, pois as exposições renovam-se numa média de cada dois Meses.

Ora, basta ser um interessado na “aquisição” de ciência, cultura ou política, para ficar com a sua agenda bem ocupada.

É por isto que vos trago aqui neste 1º mês de 2009 uma pequena selecção de Galerias que a meu ver merecem todo o seu interesse.

Vou começar pela Galerie d’Architecture, (no número 11 da Rue des Blancs Manteaux), um espaço de exposição e de informação sobre o tema da Arquitectura e dos vários “mundos” que lhe são próximos. Uma Galeria que oferece aos seus visitantes um espaço que muda de ambiente segundo o ritmo das exposições em questão.


A Galeria procura apresentar a melhor criação Arquitectónica contemporânea, alternando a produção da “jovem” Arquitectura Francesa com as obras dos Arquitectos, Paisagistas ou Designers da Europa e do Mundo inteiro.

A segunda Galeria que vos proponho é a conhecida ( pelo menos aqui em Paris ... ), La Maison Rouge, criada pela iniciativa de Antoine Galbert, amante de Arte comprometido com a cena artística Francesa.

A vocação principal desta Galeria é de promover as diferentes formas de criação artística actual através da apresentação de exposições temporárias de monografias, projectos temáticos e mais especificamente, grandes colecções internacionais, oferecendo aos artistas e respectivas obras, 1000 metros quadrados de espaço.

Poderemos também encontrar um restaurante no centro do pátio e uma livraria que dispõe de uma enorme oferta de livros e catálogos dos artistas expostos.


Outra presença obrigatória neste roteiro é a Galeria reconhecida por muitos como um Museu, intitulada Jeu de Paume.

Criada em Maio de 2004, fruto da fusão entre três associações consagradas à Fotografia e à Arte Contemporânea (La Galerie Nationale du Jeu de Paume, le Centre National de la Photographie e Le Patrimoine Photographique), esta Galeira situada em plena Place de La Concorde de Paris visa um género de exposição centrada na fotografia e na interpretação da imagem num sentido mais actual.

A programação permite recriar interpretações em relação às grandes personalidades da Arte Moderna e Contemporânea, abrindo-se à novas disciplinas como o cinema e o vídeo.


E por último uma Galeria especial.

Imaginada e criada por Arquitectos, onde poderemos encontrar variadas exposições dedicadas a temáticas variadas mas sempre com um piscar de olho ao tema principal da Arquitectura.

A Naço Gallery , em pleno numero 38 da Rue de Citeaux é um mimo para quem gosta de apreciar a variedade de obras criadas num contexto mais intimista, experimental e de qualidade garantida.

A fotografia é o suporte predilecto mas, entre as exposições principais da programação, nas quais o vernissage se prolonga noite dentro na Agência de Arquitectos criadora do espaço ( Naço Architectes ), outras exposições intermédias intituladas de “Display” são organizadas para apresentar obras de jovens artistas prometedores em plena ascensão, nas quais poderemos apreciar as artes digitais, serigrafias, desenho de pena, colagens, vídeo e ilustração.



Com tudo isto espero ter contribuído para o enriquecimento do vosso caderno de endereços com estas referências do contexto artístico Parisiense. Poderia ter acrescentado mais e mais, mas como devem imaginar, a lista seria muito longa.

Prometo trazer-vos mais dicas e concelhos no que diz respeito aos espaços culturais da cidade que permanecerá a referência no Mundo da Arte, aqui na vossa rubrica Paris Glam. 

A bientôt ... !

0 Reality Comments: