LONDON CALLING | AS 1200 TURBINAS DE LUZ LONDRINAS


Apesar do intenso frio, que já transforma a constante chuva londrina em neve e granizo, não há desculpa para não se aventurar pelas ruas desta capital, que espanta sempre pela frequência de espectáculos culturais e acontecimentos sociais. Hoje trazemos-lhe mais um, neste Report londrino.


Desta vez, e para aumentar a já vibrante vida cultural do South Bank, o Jason Bruges Studio foi convidado para fazer uma instalação artística, que resultou numa torre verdadeiramente brilhante: a Aeolian Tower. Esta torre eólica, que significa que é movida pelo vento, é composta por uma estrutura de ferro de 15 metros de altura localizada na margem sul do Tamisa, perto da estação de Waterloo, no centro da ‘Culture Mile’.


A sua instalação faz parte do "One Dot Zero Adventures in Motion BFI Festival" e trata-se de uma estrutura temporária coberta de centenas de luzes LED alimentadas apenas a energia eólica, constituídas por mini turbinas de plástico, circuitos de controlo e três pequenos LEDs vermelhos. A intensidade das luzes é controlada somente pelo vento, o que faz com que a torre apresente padrões irregulares e imprevisíveis de ondas de luz ao longo da sua superfície.


A localização foi especialmente escolhida pelas características irregulares das correntes de ar locais originadas ao logo do rio Tamisa. A ideia base é demonstrar que não só as fontes naturais de energia não poluidoras podem ser usadas na produção de obras de arte sustentáveis, mas também servem para chamar a atenção das inúmeras fontes de energia que não são imediatamente visíveis, mas que estão à nossa disposição e que não estão a ser exploradas minimamente.


Este sistema, uma vez que não necessita de cabos de electricidade e que é unicamente alimentado pelo vento, poderia ser instalado em qualquer ponto da cidade ou do país e ter inúmeras funções, abrindo desta maneira infinitas hipóteses de diferentes funções para esta tecnologia.

Venha visitar-nos pelas margens sul do Tamisa ao pôr-do-sol... E se não o houver... Agora tem muito mais a iluminar o seu caminho... Até o vento... Até à próxima Call de Londres!

0 Reality Comments: