EXPO ZARAGOSA 2008 - THE ARCHITECTURAL PLACE TO BE DESTE VERÃO 2008



É o principal evento de Espanha este Verão 2008: a Expo Zaragosa.

A feira mundial desta capital autonómica espanhola é, tal como as suas antecessoras, uma verdadeira feira da melhor arquitectura contemporânea que se faz actualmente no mundo. Desde os já destacados Pavilhão Ponte de Zaha Hadid (a grande peça de arquitectura desta exposição), ao Pavilhão de Portugal muitas mais são as obras que merecem o destaque.

Assim decidimos seleccionar mais dois novos edifícios cuja qualidade arquitectónica é universalmente aclamada: o Pavilhão de Espanha; e o Centro de Congressos.

O Pavilhão de Espanha (país anfitrião), da autoria do arquitecto Francisco Mangado tem a espectacularidade singular do labirinto de colunas de barro que o constitui. Este pavilhão, pela sua forma acutilante, pela surpreendente utilização dos materiais e pela espectacularidade dos efeitos de luz e sombra que gera à noite é merecidamente uma das estrelas arquitectónicas desta exposição mundial.




A outra marca arquitectónica que hoje destacamos, o Centro de Congressos, tem a assinatura dos Nieto & Sobejano Arquitectos. Uma forma inusitadamente nova, a leveza dos elementos de betão e a simplicidade com que está pensado e concretizado são os pontos fortes desta obra.

A quem quiser um programa de Verão centrado em Arquitectura, esta é sem dúvida a nossa recomendação!

0 Reality Comments: