MINAMIHARA 3645 - UMA CASA QUE SE DESDOBROU EM BOM GOSTO






A técnica do Origami, das dobras e desdobras do papel, inspira as mais diferentes áreas do estilo. A arquitectura não é excepção. Porque hoje o nosso tema é o Origami, trazemos-vos uma casa que, inspirada nesta técnica oriental, desdobra superfícies, conceitos e espaços como de papel se tratasse: a Minamihara 3645.

Esta casa, situada em pleno bosque, da autoria da dupla de arquitectos japoneses Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kaijima, desconstrói o estereótipo de uma casa, quer formal, quer espacialmente.

Quase como uma fantasia a casa é aberta ao meio, revelando o seu interior de formas expressionistas minimais (veja-se a forma da lareira e como ela se relaciona com as escadas laterais para o quarto).

As superfícies, os materiais e os espaços relacionam-se e são trabalhados com uma simplicidade tal cuja complexidade resultante é muito superior à técnica demonstrada.

Tal como o simples facto de dobrar uma folha de papel pode transformar-se num objecto de grande complexidade, também esta arquitectura da simplicidade resulta altamente complexa e expressiva.

A casa Minamihara 3645 é um origami de arquitectura, não literal mas sim conceptual.

0 Reality Comments: