ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | RECEITAS SIMPLES E SOFISTICADAS - DIA 1


O nossos leitores que subscreveram a Reality Newsletter já deviam estar a estranhar, pois foi anunciado em primeira mão que, este mês, iríamos divulgar quatro receitas simples e sofisticadas, para que os jantares que os nossos leitores derem em casa sejam um sucesso.

Com a chegada do tempo mais frio, multiplicam-se os jantares de amigos dentro de portas. Nem sempre é fácil inovar e surpreender, pois muitas das receitas mais sofisticadas, para quem não tem grande mão ou paciência para cozinhar, são de difícil execução.

Por isto aqui vimos salvar o estilo destes encontros gastronómicos caseiros. Hoje vamos sugerir uma entrada e amanhã um prato de peixe. Deixamos a carne e a sobremesa para outro fim-de-semana ainda este mês.

Para entrada deixamos aqui um prato típico de Outono: Sopa de Castanhas.

Agora é a altura destes populares frutos, que em tempos antigos ocupavam o lugar das batatas na gastronomia portuguesa. Com a descoberta do continente americano e, consequentemente, da batata, a castanha foi perdendo o protagonismo que tinha.

Exactamente porque ninguém está habituado a valorizar a castanha, esta sopa pode ser uma excelente forma de iniciar em estilo uma refeição.

Os Ingredientes necessários são: 1,2 l de água, 1 cubo de concentrado de caldo de legumes, 1 cebola, 1 cenoura, 1 colher de sopa de azeite, 2 tomates, 1 chuchu, 200g de castanhas, 100g de courgette em cubos e Sal a gosto.

Comece por preparar o caldo de legumes: leve a água ao lume até ferver, depois junte-lhe o cubo de concentrado de caldo de legumes e misture bem.

Descasque a cebola e a cenoura. Pique a primeira e corte a segunda em cubos pequenos, refogando-os de seguida no azeite. Junte o caldo de legumes e o tomate sem pele nem sementes cortado em cubos. Tempere com sal e deixe levantar fervura.

Reduza o lume e deixe cozer por mais 10 minutos. Junte o chuchu, descascado e cortado em cubos, as castanhas e a courgette, também em cubos. Coza durante mais 10 minutos, rectifique o tempero e sirva.

Esta sopa não demora mais do que 30 minutos a estar pronta e é de bastante fácil execução.

É ou não é uma excelente ideia gastronómica?

Amanhã voltamos com mais uma receita simples e sofisticada. Até cá!

1 Reality Comments:

E não é que vou mesmo experimentar!!!!!!!!