MODALISBOA | ESTORIL EM DIRECTO - DIA 4


23.10

Com som ao vivo, tocado e cantado, o desfile foi diferente e inesquecível.

Com o ritmo de Paris do princípio do século XX como fundo, o habitual brilho de Nuno Baltazar encerrou esta edição da ModaLisboa. Brilho, geometrias bem definidas em silhuetas clássicas, as manequins foram passando ao ritmo das canções. Nuno Baltazar criou mais um momento marcante na passerelle da ModaLisboa.

Agora que os desfiles acabaram, e que os nossos quatro dias em directo estão a chegar ao fim, só nos resta vestir de gala e rumar ao Casino só Estoril para a festa "Royale Night"!

Por último queremos agradecer publicamente à fotógrafa deste directo Teresa Serpa pelo empenho e profissionalismo revelados e queremos agradecer também ... a todos (que foram muitos) os que nos seguiram ao longo desta maratona de estilo nacional.

Queremos terminar chamando a atenção de todos para, tal como já foi anunciado anteriormente, que a partir de sexta-feira, estaremos em Directo do Portugal-Fashion a dar conta de mais novidades do estilo Made in Portugal. Mas disso falaremos mais à frente durante esta semana ...

Atá lá, já sabem: todos os dias, aqui no "... And This is Reality", mais novidades de estilo nacionais e internacionais. Até amanhã.


21.05

A Add-Up apresenta-se pela primeira vez na passerelle da ModaLisboa com uma colecção exclusivamente masculina.

Com bom corte e bom-gosto, esta colecção propõe um visual bastante sofisticado e clássico. Dos fato-de-banho aos fatos de cerimónia as peças têm sempre um detalhe que as identifica e que deixa transparecer a assinatura d o seu criador – Osvaldo Martins.

Com inspiração rural, as calças largas de patch-work ou as justas com flores e insectos estilizados são as peças de destaque. Foi a estreia de mais uma marca portuguesa neste certame … bastante aplaudida.


20.55

Ricardo Preto apresentou uma colecção simples e eficaz. Com um look quase monástico mas com um toque de exótico, as peças foram-se sucedendo no feminino e no masculino de forma sequencial e coerente.

Tons suaves com detalhes tropicais retro eléctricos quer Homem quer Mulher apresentaram-se com peças simples e bastante comerciais. Uma imagem nova para este jovem criador, que apresenta uma mudança de estilo bem sucedida.


19.10

Saias sobre o joelho, cinturas subidas, formas leves e dinâmicas (que para a noite se tornam mais estruturadas), padrões estampados ou tecidos lisos ... mas sempre com um sabor muito caseiro. É esta a proposta de Anabela Baldaque para a mulher do próximo Verão.

Para o dia ou para a noite as sensações que reinam são serenidade e tranquilidade. A criadora nacional trouxe um conjunto de peças usáveis e "afáveis", que têm como resultado um glamour discreto. Com esta colecção, Anabela Baldaque reitera a sua aposta na imagem de femeninidade simpática e acessível com que nos tem habituado.


17.50

Nuno Gama sabe como dar um espectáculo irreverente, português, e com muita classe.

A colecção que apresentou para o Homem do próximo verão foi a mais completa que até agora subiu à passerelle desta edição da ModaLisboa. Underwear, sapatos, acessórios, fatos de banho, casual e cerimónia. Os coordenados sucediam-se numa evolução muito Pop. Os tons de branco, amarelo, castanho e preto foram os eleitos.

O que se viu foi um criador habituado à indústria que apesar disso não abdica da assinatura de autor em todas as peças. Sem descurar o vertente comercial, Nuno Gama demonstra como se pode obter uma colecção de Homem original e com um conceito forte. Provocação e solidez são as duas características do Homem do próximo Verão ... segundo Nuno Gama.


16.55

Ricardo Dourado surpreendeu positivamente com uma colecção madura e consistente.

Com formas simples e ligeiramente estruturadas, o jovem criador subiu à passerelle e apresentou uma colecção em tons terra sofisticada e madura. A inspiração oriental e exótica de alguns pormenores e cores dos coordenados apresentados (nomeadamente a excelente utilização do vermelho e do dourado) deram um toque de elegância cosmopolita e global.

À medida que nos aproximamos da noite (tal como noutras colecções já apresentadas anteriormente ... o que, seguramente, indica uma tendência) o brilho assume um protagonismo reforçado. Uma mulher estruturada e sólida é a proposta de Ricardo Dourado para o Verão 2008.


15.55

A meta final da ModaLisboa|Estoril já começou. A abertura deste Dia 4 coube à criadora Lara Torres,

Sob o tema "Mimesis" a designer apresentou uma colecção acente na relação entre as peças de vestuário e a memória. A dimensão escultórica minimal que cada peça adquiriu na passerelle foi o elemento chave de toda a apresentação.

Uma Verão em que as mulheres se vestem com esculturas de tecido e couro é a proposta de Lara Torres para o ano de 2008.


Estamos no último dia desta edição da ModaLisboa, a primeira com o sufixo Estoril. Para hoje estão reservados grandes desfiles: Nuno Gama, Anabela Baldaque, ADD.UP por Osvaldo Martins ou Nuno Baltazar.

Mas comecemos pelo destaque de hoje: a loja Good Buy. Pela primeira vez neste evento, algo que já vinha sendo reclamado há muito aconteceu: foi montado um ponto de venda com produtos dos criadores nacionais, bem como de outros produtos portugueses de renome - essa loja chama-se Good Buy.

O sucesso de vendas está comprovado. As duas pequenas salas encontram-se permanentemente cheias e a facturação já ultrapassou as melhores expectativas da organização. Roupa, papel higiénico, rebuçados de Portalegre com pacote costumizado, ou os famosos sabonetes Melodia do Porto, são apenas alguns dos exemplos dos artigos que por lá se podem comprar.

A iniciativa é boa, a resposta do público foi excelente ... parece que é um projecto que tem tudo para continuar.

0 Reality Comments: