ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | UMA PONTE PARA LONDRES 2012 - DIA 2

Cá estamos neste segundo dia do nosso Especial Fim-de-Semana dedicado à nova ponte do Futuro recinto olímpico de Londres 2012 que foi anunciada esta semana.

Conforme referimos ontem estamos a mostrar os projectos finalistas que não venceram a competição, mas que pela sua qualidade merecem um destaque especial. Assim depois de ontem termos mostrado dois dos cinco finalistas, restam-nos três propostas para hoje.




Ron Arad Associates

A estrutura cose as duas partes da terra, que estão separadas pelo canal, como se de uma linha e agulha se tratasse. A estrutura tubular que esta acção projectual cria pode ser atravessada pela passagem da multidão de espectadores esperada para os jogos. É uma solução dinâmica e espectacular.



Softroom

Numa postura de coordenação com a linguagem formal do parque enquanto um todo, esta proposta para a ponte usa uma eficiente estrutura de pilares e cablagens para sustentar um deck temporário para os jogos olímpicos. Uma iluminação dinâmica e de tecnologia avançada, proposta para a parte inferior da ponte, com traços de movimentos, evoca o espírito dos jogos.




Tonkin Liu

Esta proposta tem como elemento central um gigantesco disco equipado com poderosas lentes de vidro de diferentes cores que constituiria o elemento dinâmico e colorido aludindo ao espírito olímpico e ao seu símbolo - os anéis. No seu estado pós jogos, este elemento elevar-se-ia servindo de elemento sombreador que seria suporte de folhagem de plantas trepadeiras e de elemento de iluminação artística da zona da futura ponte (uma vez que incorpora um sistema de iluminação alimentado pelo vento).

Foram estes os cinco projectos (dois apresentados ontem e três hoje) que chegaram à fase final do concurso internacional para a Ponte Londres 2012. Porque dos que perdem nem sempre reza a história ... aqui ficam os nossos parabéns a todos os candidatos ... e a promessa aos nossos leitores de que amanhã voltaremos com mais novidades para o estilo diário.

1 Reality Comments: