ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | UMA PONTE PARA LONDRES 2012 - DIA 1


Este primeiro fim-de-semana a seguir aos nossos dois directos da ModaLisboa e do Portugal Fashion vai ser dedicado a uma só temática: à ponte que vai ser construída em Londres no recinto olímpico dos jogos de Londres 2012.

Esta semana já aqui revelámos o projecto vencedor (na foto de cima), mas os restantes cinco finalistas, pela qualidade e inovação dos projectos apresentados também merecem o nosso destaque. Assim nestes próximos dois dias (hoje e amanhã) vamos trazer aqui os cinco projectos que ficaram na fase final.

Resta dizer que o programa deste concurso tinha uma especificidade muito clara: a nova ponte, que vai ligar o Estádio Olímpico e o Recinto de Desportos Náuticos, deverá funcionar como um pavimento contínuo durante a duração dos Jogos Olímpicos mas após a sua conclusão deverá dividir-se em dois passadiços diferentes e fomentar a aproximação dos peões da borda do canal que esta atravessa.

Foi com esta premissa que estes projectos surgiram e que a criatividade dos arquitectos convidados. Hoje apresentaremos duas das propostas finalistas e amanhã as restantes três. A ordem desta apresentação não tem qualquer significado.




Future Systems

Estes jovens arquitectos londrinos acompanharam o seu projecto com uma citação do famoso Pablo Picasso: "Qual seria a melhor ponte? Bem, aquela que poderia ser reduzida a uma linha, sem qualquer desperdício; que cumpra unicamente a sua função de unir duas margens separadas". Tão futurista e minimal quanto esta citação, assim é o projecto apresentado.




McDowell & Benedetti

Duas pontes de uma só linha que se esculpe espacialmente e que se eleva quase à mesma altura da Famosa Coluna de Nelson de Trafalgar Square é a proposta destes veteranos da arquitectura inglesa. Durante os jogos, as duas pontes seriam unidas por um conjunto de cinco "gift bridges" que posteriormente seriam relocalizadas no parque olímpico de forma a suprir futuras necessidades de atravessamento.

Amanhã estamos de volta com os restantes projectos finalistas ... bom resto de fim-de-semana.

2 Reality Comments:

Me self,
peço desculpa mas apaguei inadvertidamente o vosso comentário no meu cantinho!!!!
Por causa de um anónimo cobarde que insiste em se esconder e escrever coisas nojentas!!!!

Peço-vos desculpa, pois o erro foi meu e atingi-vos involuntáriamente!
Bjks

fantastico! n tenho palavras como é possivel sintetisar tanto uma ideia de ponte ser uma linda literalmente