EUROSCRAPER







A arquitectura de arranha-céus é algo que tem levantado muita discussão entre os grandes da arquitectura mundial.

Tivemos acesso a imagens da propostas que ficou classificada em terceiro lugar no Concurso de Ideias de Arquitectura eVolo e é absolutamente uma nova postura a ter em conta.

Da autoria do arquitecto mexicano José Muñoz Villers, este Euroscraper (conforme o autor o chamou), vem pôr em causa muitas das teorias tão em voga na construção mundial. Para contrapor à ideia de que o arranha-céus é um mundo em si, este arquitecto lança a ideia de que o papel do arranha-céus na cidade, pela preponderância que tem no tecido urbano, pode e deve assumir um papel de alerta e de personificação dos valores defendidos para a própria cidade.

Assim este projecto, que combina as melhores tecnologias construtivas e de materiais com uma visão holística da urbe. A forma de loop do super-edifício consegue uma melhor resistência ao vento, aumenta a iluminação natural dos interiores, contribui para a produção de oxigénio nas cidades (ao integrar jardins em diversas plataformas) e dialoga com a sua macro-envolvente, ao criar uma espécie de arco de passagem entre os dois lados da malha urbana que separa (é necessário dizer que o terreno do concurso é situado em Paris, junto à Porta Maillot, e assim dialogaria também com os outros dois arcos da cidade - o Arco do Triunfo e o Arco da Défense).

Este projecto ficou em terceiro lugar, mas lança uma nova perspectiva sobre este tipo de construção em altura.

Recomendamos vivamente uma visita ao site do concurso pois tem resultados de encher o olho!

Há ideias que são absolutamente revolucionárias ... em nossa opinião, esta é!

1 Reality Comments:

DESLUMBRANTE! SURPREENDENTE! FANTÀSTICO!

Os adjectivos todos não me chegam!!!!!