ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | PUBLICIDADE ORIGINAL - DIA 2


E como para nós, no "... And This is Reality", uma promessa é para cumprir. Cá estamos para o segundo dia do Especial de Fim-de-Semana dedicado a Publicidade Original.

Conforme repararam, ontem dedicámo-nos a produtos de grande circulação. Máquinas de barbear, Jeeps e estações de rádio.

Hoje vamos ver outro tipo de publicidade. Produtos de menor circulação e cuja notoriedade de imagem é algo bastante importante, e duas campanhas institucionais.

Comecemos por estas duas.




A primeira campanha que trazemos aqui é do Ministério da Saúde da República Checa. Com o, politicamente correcto, slogan "Check Your Love Life" esta campanha apela ao uso do preservativo durante as relações sexuais como forma de prevenção da SIDA.

As imagens são fortes e directas. Quer se seja heterosexual, bisexual ou homosexual o comportamento de risco está nas relações desprotegidas com múltiplos parceiros sexuais.

Sem moralismos, sem preconceitos e sem ofender esta campanha é eficáz e convincente.





Nesta segunda campanha a estratégia é diferente: o choque.

Muitas vezes a brutalidade das imagens associada a um bom slogan conseguem mudar mentalidades (quem não se lembra das polémicas campanhas de Olivieri Toscanni para a Benetton). Foi esta a aposta desta sociedade protectora dos animais, que pretende combater o abandono de animais de estimação pelos seus donos.

O slogan "They Need You" faz o resto ...

É uma campanha chocante ... mas a mensagem sobre a brutalidade de tal abandono passa de forma bastante forte!





Mas passemos para um campo mais divertido: o parque de diversões californiano Play Land.

Este parque de diversões com a simplicidade que se vê consegue provocar sorrisos, e portanto boa disposição, em quem de confronta com estes cartazes.

Subtileza ao serviço da comunicação de uma mensagem forte. Exactamente o contrário da campanha anterior. No entanto igualmente eficiente.

Quem é que não ficou com vontade de ir-se divertir na Play Land?




Por último, atravessamos o mundo e vamos até à India para mostrar a publicidade da última edição do Festival Kalidas.

Vende-se o sonho e o místico aliado à tradição cultural indiana.

Inspirado pelo escritor e poeta indiano Kalidas, este festival percorre a elegância e a poesia da música, dança e teatro tradicionais indianos. O exotismo, a tradição e o sonho são a inspiração para este original e famoso festival ... e para a sua publicidade original.

Com este exemplo positivo terminamos o nosso Especial Fim-de-Semana dedicado à Publicidade Original. Percorremos várias e diversas campanhas dos produtos mais diferentes, às campanhas institucionais chocantes ... tentando sempre surpreender.

Todos os exemplos têm muito estilo ... embora diferentes claro!

Não podemos terminar sem agradecer a um dos nossos muitos leitores assiduos, sem o qual não teriamos feito este dossier Especial Fim-de-Semana: João muito obrigado!

Amanhã cá estaremos com mais novidades para que a vida seja mais glamourosa e boa de viver!

Bom resto de fim-de-semana e ... amanhã cá vos encontramos!

1 Reality Comments:

Nossa. Está de parabens eu blog é otimo mt bom ^^
tbm tenho um dpois se poder da uma olhada lah
http://glameglammagazine.blogspot.com