ESPECIAL FIM-DE-SEMANA | JARDINS PÚBLICOS

Conforme o Prometido cá estamos para visitar jardins contemporâneos. Vamos também passear por três cidades Europeias e visitar alguns dos seus mais emblemáticos Jardins Públicos Modernos!

Convém fazer uma ressalva. Os Jardins Públicos da cidade europeia moderna, muitos adoptaram a tipologia de Parque. A diferença entre um Jardim e um Parque é essencialmente na sua dimensão. No entanto todos os parques que aqui vamos mostrar têm uma dimensão lúdica que advém da tipologia do Jardim Público.




Começemos por Paris e pela não muito conhecida La Promenade Plantée. É um projecto único e de características muito especiais. Este Jardim Público, localizado no 12º Bairro da capital francesa, resulta do aproveitamento do espaço da linha de caminho de ferro desactivada no final dos anos 60.

Com Projecto de Patrick Berger e Jamine Galiano, este Jardim Público aproveita viaductos e espaços entre edifícios (sempre elevados relativamente à cota da rua) para criar um novo canal pedonal de atravessamento da malha urbana pelo meio da natureza.

Com 4,5 Km de comprimento, este Jardim Público linear está maioritariamente assente sobre viaductos do séc. XIX. Assim por cima das galerias elevadas surgiu o jardim, e por baixo dos grandes arcos de pedra foram criados pequenas lojas de artistas e ateliers de jovens criativos. O Ambiente que se vive é de grande agitação e criatividade. Foi um sucesso imediato.




Viagemos até ao Norte de Portugal, até à cidade do Porto, e visitemos o polémico Parque da Cidade. Situado na zona mais oriental do municipio, na charneira entre a cidade do Porto e a cidade vizinha de Matosinhos, esta nova área verde da velha cidade caracteriza-se pela imensidão e amplitude dos espaços.

Com projecto do Arquitecto Paisagista português Sidónio Pardal, o Parque da Cidade, é o maior espaço verde da cidade capital do Norte de Portugal e um dos maiores do País.

Começou a sua construção em 1990, mas só em 1998 ficaram concluídos os trabalhos. Hoje é um sucesso entre os Habitantes da cidade do Porto e todos os fins-de-semana solarengos enche-se de familias, grupos de amigos ou casais de namorados que procuram a Natureza para escaparem do mundo urbano.




O nosso terceiro e último destaque é em Lisboa, o Parque do Vale Grande. Situado no coração da Alta de Lisboa (a maior zona de expansão da cidade), este Jardim Urbano aproveita uma área de vale entre as novas construções, cujos declives não facilitavam a construção de edifícios, e oferece uma ampla e agradável zona de passeio e de estadia.

A modelagem do terreno, a forte presença dos elementos construídos e a simbologia da "barragem" construída no cimo do vale tornam clara a opção dos projectistas em assumir a artificialidade do espaço. Não se tenta imitar a natureza no seu estado selvagem, mas sim construir um espaço interessante e estimulante com elementos naturais.

Plataformas relvadas, muros de arbustos e alinhamentos de árvores reorganizam a espacialidade do vale e transformam-no num espaço estimulante e aprazível.

Este Parque ainda não foi oficialmente inaugurado, mas já se encontra aberto ao público. Vá até lá se está em Lisboa. Se não está ... descubra os Jardins Públicos da sua Cidade.

A Natureza no contexto Urbano é bonita e relaxante, e estando nós na Primavera, é a altura ideal para explorar estes espaços.

Ficamos por aqui neste Especial Fim-de-Semana do "... And This is Reality" dedicado aos Jardins Públicos das Cidades Europeias.

Não percorremos todos, nem era isso o pretendido. O que pretendemos foi sugerir um programa diferente para muitos habitantes das cidades, que se esquecem que o contacto com a Natureza em contexto Urbano é essencial, para que o estilo de cada um se mantenha equilibrado e diversificado. Conhecer as cidades e os seus recantos mais bonitos é uma forma de viver melhor.

Foi esta a nossa intenção.

Amanhã cá estaremos com mais sugestões e novidades para si ... o nosso atento leitor!

Obrigado e Bom Fim-de-Semana!

0 Reality Comments: