2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 21


11.00H A PARTIDA DA BELLA NAPOLI

A manhã hoje começou um pouco mais tarde, pois não só nos tivemos de despedir do nosso hotel espetacular em Nápoles, como também tivemos de fazer as malas para partirmos para a sede deste império: Roma.

O dia de hoje é o último dia em Nápoles e é o dia que iremos subir até à capital italiana mas esta manhã tirámos algum tempo para nos despedirmos da sala de pequeno almoço maravilhosa, bem como de todos os cantos e recantos maravilhosos deste antigo mosteiro napolitano.

Mas as malas saíram connosco do hotel logo de manhã, apesar de ainda neste início de dia ficarmos por esta Bella Napoli.




13.00H O PALAZZO E BOSCO DO CAPODIMONTE

A nossa primeira e única visita do dia de hoje é um bosque e um museu, ambos antiga propriedade real, que se situa no topo de uma das maiores colinas que circunda a cidade antiga de Nápoles: o Real Museo e Bosco di Capodimonte.

Este antigo palácio real tem uma incrível coleção de arte que junta desde obras de arte contemporânea, a antiga estatuária da antiguidade. Ora é assim que no meio de salas trabalhadíssimas, com frescos ou talhas douradas absolutamente exuberantes, se conseguem ver maquetes de arquitetura do genial Santiago Calatrava, ou encenações de óperas com trajes originais de peças do século XVIII. Esta é uma visita absolutamente surpreendente, pois a diversidade da coleção (da arte plástica à arquitetura, da moda às artes decorativas, dos instrumentos musicais aos livros antigos), a metodologia expositiva (que recorre sem medo às novas tecnologias, mas de forma inteligentemente divertida e elegantemente informativa) e a dimensão grande mas não descomunal do edifício principal do museu (pois existem vários edifícios ao longo do bosque, mas esses outros já não tivemos tempo de ir visitar, por isso não podemos falar deles), fazem desta uma visita obrigatória em qualquer passagem por Nápoles.

Mas se a nossa manhã foi passada num excelente museu, não poderíamos deixar a capital do Sul de Itália sem passarmos por outra instituição napolitana ...



14.30H A PIZZA DO SORBILLO

Situado em pleno centro histórico, mesmo junto à secular universidade de nápoles, está uma das instituições da cidade: a pizzaria de Gino Sorbillo.

Esta pizzaria é há muitos anos considerada a casa mãe da fama da pizza napolitana. Foi aqui que se criou a ideia de que Nápoles era a cidade italiana onde existiam as melhores pizzas do mundo. E foi graças à criatividade e à genialidade deste Pizzaiolo Gino Sorbillo (e ao seu pai e ao seu avô, pois o negócio já está na família há várias gerações) que na estreita Via dei Tribunali se formam todos os dias (inclusive hoje) filas imensas de apreciadores desta iguaria italiana mundialmente conhecida.

Ora depois de alguns minutos à espera que chamassem o nosso nome, entramos para esse estabelecimento cheio de gente e repleto de aromas italianos. Não demora muito a que percebamos exatamente o porquê da fama deste local: não só as pizzas são variadas e vão desde as clássicas às mais modernas e conceptuais, como o seu preço é super acessível. Mas é nos sabores que nos chegam à mesa que está o verdadeiro segredo, pois as duas pizzas que pedimos são absolutamente divinais. Só que há muita gente ainda para entrar e comer e nós ainda temos muitos quilómetros para fazer, por isso o nosso almoço é divino, barato, mas rápido, porque apesar de estarmos num templo gastronómico, aqui o ato de comer é simples e descomplicado, não há a sacralização do ritual, há a perfeição dos sabores e das texturas. Adorámos conhecer esta Pizzaria Napolitana de Gino Sorbillo ... mas agora é tempo de nos fazermos à estrada e rumarmos até à capital do Império Romano - Roma!


18.30H O HOTEL NA CIDADE ETERNA

Como vos dissemos, porque esta vinda a Itália foi uma alteração de última hora no nosso programa, para os nossos alojamentos aqui em Itália, ao contrário do que aconteceu no resto da viagem, foram escolhidos hotéis. E depois de um pequeno hotel de charme em pleno centro histórico de Nápoles, decidimos que em Roma iríamos ficar também numa localização super central e num hotel histórico da cidade: o Hotel Borromeo.

Localizado em Cavour, este hotel está localizado num verdadeiro edifício histórico, mas totalmente remodelado no seu interior. Assim à beleza da fachada adiciona-se o conforto simples, mas completo dos seus interiores. Nomeadamente dos quartos, pois apesar de este ser um hotel de 3 estrelas, os quartos são super espaçosos e confortáveis. Ficámos muito contentes com a nossa escolha.

Foi assim que deixámos as nossas malas no nosso novo hotel e partimos para ir entregar o carro à Europcar conforme estava agendado, mas sem imaginar na aventura que nos iríamos meter.


20.00H A AVENTURA DE ENTREGAR UM CARRO EM TEMPOS DE COVID19

Tal como estava agendado, chegámos à Europcar perto do Vaticano (foi-nos marcada esta estacção para entrega do carro pela senhora que nos deu o carro, contrariando o que tínhamos reservado, que era a estação central, mas como não reparámos na altura, não tínhamos outra hipótese se não de entregar o carro aqui) perto das 19h... mas esta, apesar de supostamente fechar às 19h, segundo um papel colado no exterior da porta, fechava mais cedo (às 17h) por causa da Covid19. Ora é aqui que começa a nossa aventura: onde deixar um carro de aluguer se as estações estão todas a fechar.

Graças ao apoio da nossa agência de viagens, descobrimos que a Europcar da Estação Central (mesmo ao lado do nosso hotel, ou seja o termos atravessado a cidade foi um desperdício de tempo e de gasolina) está aberta até às 20h. É para lá que nos dirigimos então ... mas quando lá chegamos percebemos que outras rent a cars estão abertas, mas a Europcar não, também fechou Às 17h por causa da Covid19. Mais uma vez temos o problema montado: onde entregar o carro? Graças ao profissionalismo e experiência do nosso agente de viagens ele soluciona-nos a questão: entregamos no parque de estacionamento onde guardam as viaturas na Centrale (cujas direções nos são gentilmente dadas por um empregado de outra rent a car) e assim pelo menos entregamos a quem lá esteja ... ou assim julgávamos nós, porque quando lá chegamos existe outro papel colado na porta da cabine dos funcionários a informar que depois das 17h ninguém estará no parque e que para entregar o carro é só estacionar nos lugares assinalados com Europcar e deixar a chave no carro ... mas não há ninguém para nos assinar com como o carro foi entregue em condições.

Mais uma vez foi graças à nossa agência de viagens que solucionámos a questão: trouxemos o contrato de aluguer da viatura e voltaremos amanhã ao balcão da Europcar na Centralle para nos validarem o contrato em como o carro foi entregue com o tanque cheio e sem danos, para não haver surpresas de cobranças extra no futuro.



22.00H O JANTAR RECOMENDADO PELA MICHELIN

Depois de percorrermos a cidade de Roma de um lado para o outro para tentar entregar um carro alugado, e de toda a aventura que isso foi, foi a correr que fomos até ao restaurante eleito para o nosso jantar de hoje: o discreto, mas conceituado Le Tamerici.

Logo à chegada percebemos porque é que este é um restaurante recomendado pelo prestigiado guia Michelin. O ambiente é muito acolhedor, a esplanada onde jantámos está numa pequena e pitoresca rua do centro de Roma, e o ambiente que se vive é requintado, muito selecto, calmo e perfeito para uma espectacular noite quente de verão, como só Roma consegue ter.

Mas o melhor estava guardado para quando vem a comida, pois numa carta super bem equilibrada e completa, mas não extensa, está um conjunto de pratos, todos eles absolutamente deliciosos e divinos. Tudo era de uma qualidade excepcional o serviço era atento mas descomplicado, e tinha um equilíbrio entre o correcto e o informal, como só os grandes locais gastronómicos conseguem. Depois do stress todo do final de tarde a tentar entregar um carro em rent a cars sistematicamente fechadas ... este foi o jantar ideal para nos recentrar e assim trazer de novo o sentimento de férias e de viagem, numa cidade mágica como Roma. Foi perfeito!



01.00H O PASSEIO NOCTURNO NA CIDADE ETERNA

Já totalmente descontraídos, depois de um jantar divino, e com uma noite quente e autenticamente de verão, decidimos voltar a pé para o Hotel, passeando pelo meio de alguns dos locais mais icónicos da cidade de Roma.

Assim começamos logo pela incrível Fontana di Trevi (que por impossível que pareça, não tinha mais do que 25 pessoas), continuámos para o palácio do Quirinnale, seguimos para o Altare della Patria, continuamos para o Fórum Romano (onde assistimos a um espectáculo de luz e video mapping que estava a ser projetado em alguns dos templos) e concluímos com o majestático e impressionante Coliseu.

Este passeio nocturno foi absolutamente espectacular e foi o final perfeito para este dia. Chegámos de facto à Cidade Eterna, e amanhã vamos explorar esta bela e única cidade!

0 Reality Comments: