2 ILHAS E 1 IMPÉRIO | EM DIRETO - DIA 9

10:30 DESPERTAR NA "NOSSA" CASA

Graças a uma recepção exemplar do nosso anfitrião e amigo Henrique, pernoitar na casa dele em São Brás, na costa Norte da ilha de São Miguel é um prazer imenso.

Do silêncio, ao entorno, da decoração clássica da casa aos pequenos almoços caseiros, da tranquilidade do ritmo matinal aos espectaculares quartos que temos, tudo contribui para que os nossos dias aqui em São Miguel, nos Açores estejam a a começar sempre da melhor forma.

Mas como este é o último dia na ilha, e hoje é sábado, temos programa repleto de actividades, e acompanhados pelo Henrique, para nos mostrar a ilha de forma mais próxima.


11:30 A CAMINHADA ATÉ À LAGOA DO COMBRO

Depois de um pequeno e rápido percurso de carro, chegamos ao nosso primeiro ponto de paragem do dia: a Lagoa do Combro.

No entanto, e se há alguma actividade que é quase obrigatório fazer numa visita aos Açores é uma caminhada por um trilho, e é o que é necessário fazer para se chegar da estrada até à lagoa em si. O trilho de acesso à lagoa não é mais de 20 minutos a descer por um trilho de dificuldade mediana pela floresta dentro.

Simples de fazer vale muito a pena, não só pela maravilhosa lagoa no final, mas essencialmente porque o verde da floresta, as suas plantas, os seus líquenes, as suas borboletas e pássaros, fazem parte de uma experiência de imersão única e muito relaxante. Perfeita para começar o nosso dia!




14:30 O ILHÉU DA VILA E O ALMOÇO NO PRAIA CAFÉ

Depois de um tempo passado na lagoa a apreciar a beleza natural e intocada da paisagem (pois aparte do caminho que fazemos, não há vestígio de presença humana até onde alcança o nosso olhar), voltamos até ao carro e seguimos para outra maravilha natural desta ilha de São Miguel: o Ilhéu da Vila.

Esta pequena ilha situa-se mesmo em frente à conhecida Vila Franca do Campo, e é tudo o que que promete. Quase deserta (pois o número de pessoas na ilha é altamente controlado e limitado), esta ilha é um paraíso atlântico com uma vegetação menos exuberante do que a ilha de São Miguel, mas com uma lagoa de água salgada de um azul único e magnético e repleta de peixes de todas as cores, na qual se pode mergulhar e assim fruir este local incrível.

É neste contexto rodeados de penhascos altos e junto a uma lagoa única que passamos o final da nossa manhã, antes de voltarmos à ilha principal para almoçarmos junto à praia de Vila Franca do Campo, no Praia Café. O almoço foram petiscos, mas em verão praia misturada com a sempre segura opção regional. Muito boa escolha de local e de menu. Depois dos mergulhos no paraíso esta foi a refeição perfeita!


15:00 AS QUEIJADAS DE VILA FRANCA DO CAMPO

Mas qualquer visita a Vila Franca do Campo fica incompleta sem uma passagem pela mítica fábrica das queijada de Vila Franca.

Estas queijadas são feitas exactamente com a receita original delas, e são únicas no país, pois o seu processo de fabrico depende única e exclusivamente da transformação do leite em queijo (daqui o nome, e não da sua forma como muitos pensam) e da sua mistura deliciosa com ovos e açúcar.

A simplicidade da receita é a mestria destes doces, super leves e deliciosos, que foram obviamente a nossa sobremesa do almoço que tivemos junto à praia.

16:00 A LAGOA DO FOGO

Depois de um almoço delicioso e de uma doçaria tradicional ainda mais pecaminosamente saborosa, voltamos à estrada e vamos até mais uma das lagoas míticas da ilha: a Lagoa do Fogo.

Conjuntamente com as Sete Cidades, esta é a segunda lagoa mais icónica de São Miguel e dos Açores, e a sua fama advém da sua situação tão próxima do mar. Sim esta caldeira está verdadeiramente perto da costa, pelo que nos dias de tempo limpo, consegue-se ver a lagoa e o mar por entre as montanhas que a rodeiam.

O cenário natural é espetacular e se vimos a lagoa das Sete Cidades com um tempo nublado, hoje vemos a Lagoa do Fogo com um sol resplandecente, o que torna todas as cores muito mais fortes e vibrantes e a paisagem absolutamente deslumbrante.


18:00 O CENTRO ARQUIPELAGO

Passada a Lagoa do Fogo, chegamos de novo à costa Norte, desta vez para uma visita totalmente diferente: o Centro de Artes Arquipélago.

Localizado na Ribeira Grande, este centro de artes plásticas e performativas, aproveitou uma antiga fábrica de seca de folha de tabaco e com um intervenção de arquitetura contemporânea absolutamente sublime, criou um espaço de calibre internacional.

Mais do que a pequena coleção de artes plásticas (que é boa e está bem exposta), é o próprio edifício e a sua arquitetura de excepção que são a grande atração deste centro de artes contemporâneas. Como amantes da boa arquitetura contemporânea, deleitámo-nos com esta visita, claro.

21:00 O BIFE DA ASSOCIAÇÃO

A terminar o dia, para além de passarmos pelo supermercado para fazer umas compras que necessitávamos para o dia de amanhã, e de passar por casa para deixar essas mesmas compras, fomos depois e sem demoras para a famosa Associação Agrícola de São Miguel.

Aqui encontra-se um dos melhores e mais afamados restaurantes de toda a ilha, e o seu prato icónico: o famoso Bife da Associação. Tudo o que se possa dizer da excepcional qualidade da carne de vaca nos Açores é pouco, mas a sumidade desta carne é servida em bife neste restaurante. A carne é autêntica manteiga, está cozinhada de forma perfeita e temperada de forma simples, mas incrível. Foi um jantar perfeito!

Este é o final perfeito da nossa estadia nos Açores, que tanto adorámos, e que tanto recomendamos, mas não o final da nossa viagem, como já sabem... por isso recolhemos-nos a casa cedo e deitamos-nos cedíssimo pois o despertar é perto das 3:30 da manhã, para começarmos a nossa longa viagem até às próximas ilhas: as Ilhas Gregas!

0 Reality Comments: