FOTOGRAFIA PORTUGUESA NO ANTIGO REINO DO SIÃO


No Sião da segunda metade do século XIX e início do século XX, dois portugueses exerceram actividade como fotógrafos oficiais da corte e captaram com luz a família real, a vida do palácio, os tipos sociais, a paisagem urbana e o mundo rural do único reino asiático que se furtou à colonização ocidental.

Historicamente, o Sião é um caso único da fotografia no Sudeste-Asiático, pois que a paixão pela fotografia por parte da família real, aliada a uma forte resistência à intrusão de fotógrafos estrangeiros no território, terá favorecido as carreiras do luso-siamês Francis Chit e do macaense Joaquim António, verdadeiros "cronistas de imagem" da família real durante os 60 anos em que exerceram atividade.


Reunidas na exposição “Império Invisível e a fotografia no Sião”, o Museu do Oriente mostra, a partir de 26 de Setembro, as fotografias de Francis Chit e Joaquim António, da colecção de Ângela Camila Castelo-Branco e António Faria. As 46 albuminas em exposição acompanham os reinados de Rama IV e Rama V da dinastia Chakri, onde aparecem retratadas a coroação do Rei Chulalongkorn, em 1873, da autoria de Francis Chit, a família real e outras figuras da corte siamesa. De Joaquim António, destaque para albuminas feitas em Macau e as suas primeiras imagens no Sião: os “protegidos chineses” fotografados frente ao consulado português em Banguecoque, por ocasião do aniversário do Rei D. Carlos, em 1899; a Exposição Universal de Hanói, em 1902, onde Joaquim António esteve representado com alguns dos seus trabalhos; e uma fotografia de um grupo de músicos da Sociedade Filarmónica de Banguecoque, em 1900, na qual se pode identificar o fotógrafo português.

Para amantes da fotografia e do oriente, como nós, esta é uma exposição absolutamente a não perder!


0 Reality Comments: