OSCARS 2019 - CANÇÕES, REALIZADORES E FILMES


Depois de onterm termos tornado públicas (pela primeira vez, diga-se) as nossas apostas para alguns dos Oscars deste ano, hoje trazemos aqui mais algumas escolhas e favoritos entre os nomeados noutras quatro categorias.

Mas não sendo possível trazer aqui todos os nomeados em todas as categorias, trazemos aqui os realizadores e os melhores filmes, quer na categoria de filme estrangeiro, quer na categoria de filme de animação, quer na categoria de filme do ano.


Comecemos então pelos filmes estrangeiro e de animação. Aqui não se espera surpresas de maior, pois entre os nomeados de cada categoria, os vencedores estão praticamente anunciados (ou seria uma grande surpresa para todos). Assim sendo as cobiçadas estatuetas douradas vão para o Roma (do México) e Spider-Man: Into the Spider-Verse, respetivamente. Estas também são as nossas previsões, ou não tivessem ganho tudo o que havia para ganhar nestas categorias (e inclusive Roma esteja nomeado para a categoria de Melhor Filme do Ano).

Mas se nestas duas categorias não existem grandes surpresas, nas canções originais também não se esperam grandes emoções, com Lady Gaga e Bradley Cooper a roubarem merecidamente o favoritismo a todas as outras nomeadas. Nem o grande êxito Black Panther, nem o Musical Mary Poppins têm conseguido fazer frente à canção Shallow de A Star is Born, e por isso, nesta categoria, a nossa aposta é claríssima: escolhemos os grandes favoritos!


Mas se as coisas eram claras até aqui nas nossas previsões de hoje, tudo vai mudar agora. Na categoria de melhor realizador, tudo parece indicar que o vencedor será o mexicano Alfonso Cuarón, no meio de um leque de nomeados muito diversificado.

No entanto há quem diga que nesta categoria, com estas nomeações, a academia pode estar a preparar-se para dar a primeira grande surpresa da noite ao fazer uma cambalhota e dar a cobiçada estátua a um dos outros nomeados, nomeadamente a algum dos europeus, pois a sua nomeação deixando de fora favoritos foi uma verdadeira surpresa (e assim a Academia continua a sua surpresa ao contrariar todo o favoritismo), ou até a atribuir a Spike Lee o Oscar que sempre lhe fugiu, apesar de todo o aplauso da crítica internacional. Nós continuamos a apostar em Alfonso Cuarón, mas se há categoria que pode ser uma surpresa na noite de Domingo para Segunda ... é esta!


E "Last, but not the least" a categoria com mais nomeados (8 em vez de 5) e que tem menos favoritos: o melhor filme do ano. A escolha de um filme vencedor, nesta categoria, da nossa parte baseia-se num misto de racional e de emocional, pois apostamos no Roma, por todo o significado que tem um prémio destes devido à situação em que a América se encontra actualmente. A Academia não costuma ser muito política nas suas escolhas, mas neste caso pode ser que aconteça, pois o unanimismo que existe de aplauso a esta obra cinematográfica é gigante. Mas se sair vencedor o Green Book, também não nos espantaria, sendo também esta uma escolha com fundamentos políticos e profundamente americanos (se bem que mais discretos que no caso de Roma). Nós gostámos dos dois filmes e por gostarmos de ver uma academia a premiar filmes de outras línguas, que retratam outras culturas e assim abrem Hollywood a outros públicos, escolhemos o filme mexicano como o grande filme da noite (até porque deve ganhar algumas das categorias mais técnicas, como a fotografia ou a cenografia).

Faltam pouco mais de 48h para que tudo seja revelado e para que os prémios sejam distribuidos. Vai ser uma noite em grande estilo e que vai trazer o melhor do estilo hollywoodesco para os ecrãs de todo o mundo. Assim sendo, nós voltamos no sábado e no domingo já a revelar antecipadamente alguns detalhes da cerimónia ... só para aguçar um pouco mais a curiosidade!

0 Reality Comments: