ISTAMBUL E VENEZA EM EDIÇÃO LIMITADA


É início do ano e a Nespresso, como sempre, traz algumas surpresas logo para começarmos o ano com um bom estilo nos nossos cafés. Assim, neste início de 2019 lançou as duas edições limitadas Istambul e Veneza.

Esta edição é dedicada aos cafés, locais que, antes das redes sociais, da internet ou mesmo da televisão ou da rádio, agregavam a discussão de ideias e pontos de vista. Eram locais muito especiais e que o são um pouco por todo o mundo ... e estes momentos eram sempre acompanhados por café.


Mas se isto é um facto universal e sobejamente conhecido e reconhecido, já o que motivou a escolha das duas cidades homenageadas nestas duas edições especiais nem por isso.

Poucos sabem que foi em Istambul que abriu o primeiro Café do mundo. O histórico café Kiva Han, inaugurado no final do século XV, tornou-se assim a cidade berço da cultura do café. A cultura do café na tradição turca é gigante e deve-se a esta encruzilhada de culturas que se viveu sempre em Istambul: entre Europa e Ásia, onde a tradição de discutir as novidades é algo ancestral e que remonta desde há mais de 6 séculos. O café tornou-se o "vinho do Oriente" e os árabes começaram a vê-lo como uma bebida social, muito semelhante ao que acontece hoje em dia. Mas também o viam como uma bebida intelectual chamando-lhe de "leite dos pensadores e jogadores de xadrez".


Veneza, por outro lado, era considerada o centro da criatividade na Europa e era a porta da europa para esse oriente exótico e misterioso, mas cativante e mágico. Lar das artes, da música e das invenções, muitas vezes apresentadas e testadas nos Cafés da cidade. Esta fusão de culturas e expressões fez dos primeiros Cafés venezianos lugares agitados, complexos mas elegantes e sofisticados. Devido às suas raízes orientais e às suas propriedades revigorantes, em Itália o café foi inicialmente considerado pecaminoso e uma ameaça ao cristianismo. No entanto, o Papa Clemente VIII adorava o sabor e aroma únicos desta bebida, e tratou de a converter numa bebida cristã, dando-se assim ao início da expansão do café na Europa.

A tradição do café é assim longa e muito enraizada nestas duas cidades e sociedades ... e numa homenagem aos Cafés, enquanto locais físicos únicos da cultura ocidental e mundial, não há melhor forma de o fazer do que com duas edições limitadas da Nespresso inspiradas nestas duas cidades únicas e absolutamente inesquecíveis!

0 Reality Comments: