CASA EM V


A arquitetura que hoje aqui trazemos chega-nos do Norte e tem a assinatura do atelier Trama: é a casa Fraião.

Localizada em Braga, esta casa é uma obra com a particularidade de se situar numa zona alta da cidade, num lote com algum declive e tem a forma de um ͞V. Esta opção morfológica advém da vontade do cliente e dos arquitetos de aproveitar as vistas privilegiadas sobre a cidade dos arcebispos, que se estende ao longo do horizonte.







Uma outra das principais características desta obra a fluidez espacial, mas sem comprometer a privacidade que o uso habitacional implica. Por essa razão, foi desenvolvido um corpo central para acolher a área social, e dois corpos laterais em forma de "V" para as funções mais privadas, focalizando as vistas sobre a cidade. Devido à diferença de cotas do terreno, a casa foi desenvolvida para articular um piso de entrada ao nível da rua com um piso inferior, onde a sala se prolonga para o jardim e a piscina.





Outro dos destaques desta casa advém de uma das principais paixões do cliente: a Arte contemporânea. Esta é uma das maiores paixões do cliente, possuindo uma vasta coleção e, como tal, foi considerada uma característica importante a ser incorporada no projeto. Assim para acolher algumas dessas obras, a casa foi pensada também ela em função de algumas obras, criando assim uma área de exposição para essa coleção de forma harmoniosa e inteligentemente coordenada com a arquitetura.

É uma casa muito especial esta casa em V!






Fotos: João Morgado

0 Reality Comments: