THE PITCH MARKET LISBOA COM NOVA CASA(S)


Foi uma novidade divulgada pelo evento este fim-de-semana e que nós não poderíamos deixar de passar ao lado aqui no And This is Reality: as Pitch Stores.

Não só o evento, que vai decorrer esta semana entre os dias 20 e 23 de Setembro, se mudou para o lado do Padrão dos Descobrimentos, como também deixou a Aldeia de Contentores que os caracterizou nas últimas edições e vai construir a Cidade do Design.

Esta obra de arquitetura contemporânea temporária promete ser a maior que a capital portuguesa já viu. A organização anunciou este fim-de-semana, que vai construir um conjunto de casas de madeira, todas elas construídas com paletes recicladas e materiais de empresas nacionais, para servirem de lojas de design Pop Up às marcas participantes às uais chamou Pitch Stores.


As Pitch Stores são assim casas de madeira que, por serem modulares, são desmontáveis e reutilizáveis nos anos seguintes. O desenho surge de uma colaboração entre uma equipa de arquitetos, entre eles Tiago Miranda, e ainda em diálogo com as estruturas da Câmara Municipal de Lisboa, o parceiro principal deste evento.

Já os materiais e a montagem das casas ficaram a cargo de várias empresas, todas elas nacionais. É o caso da J. Pinto Leitão (empresa do norte especializada em madeiras), uma empresa que recicla de paletes industriais de madeira e da Inovacril, especializada em policarbonatos e acrílicos e ainda da Pneugreen que faz pavimentos com pneus usados (reciclados sobe a égide da Associação Valor Pneu). Todas brancas, cheias de design contemporâneo e com um espírito de re ciclagem e de reutilização, elas vão criar, temporariamente, uma nova frente rio e vem trazer uma nova forma de viver o rio à cidade de Lisboa.

Esta é a novíssima Cidade do Design, que vai surgir esta semana em Lisboa ... e sendo uma obra de arquitetura efémera, modular e de autoria nacional ... nós só poderíamos dar destaque!

0 Reality Comments: