DE GUERNICA A HIROXIMA


Com o motivo de assinalar o 81º aniversário do bombardeamento de Guernica, o canal História estreia, no dia 28 de Abril, o documentário "De Guernica a Hiroxima". Numa perspetiva aérea, a guerra é apresentada de uma nova forma.


Começou em abril de 1937, quando Guernica e as cidades chinesas de Chongqing e Xangai foram fustigadas com bombardeamentos, e terminou em agosto de 1945, quando os Americanos lançaram a primeira bomba atómica sobre Hiroxima e Nagasáqui.


Não é uma história de invasão e grandes batalhas, mas um relato de um programa de destruição claramente definido, uma ciência incendiária que foi continuamente reinventada e aperfeiçoada durante o conflito global. É a história de uma raça louca por poder e destruição que sugou a riqueza das nações, mobilizou as mentes científicas mais brilhantes e deixou um mundo em ruínas.

A história de um mundo repentinamente enegrecido pelas terríveis sombras de bombardeiros mortíferos, de cidades devastadas pelas chamas e de populações dizimadas e aterrorizadas. Nesta nova forma de guerra, as primeiras vítimas foram civis. O mundo que emergiu da Segunda Guerra Mundial seria mudado para sempre. Ultrapassada pela sua própria tecnologia, a Humanidade começou a ser confrontada com a sua capacidade de autodestruição...

0 Reality Comments: