ANDAR ONDE GAUDI ANDOU


Motivos para viagens de fim de semana procuram-se! Ou talvez não, mas nunca é de mais fazer uma lista de sítios a visitar quando dermos um pulinho aqui ao lado a Barcelona, e por isso, hoje trazemos o renovado primeiro projeto residencial de Antoni Gaudí.



Construída entre 1883 e 1885, e sujeita a várias remodelações por parte de compradores, sempre foi um ponto de visita, até ser encerrada para renovação. Pois que a Casa Museu Vicens, património mundial da UNESCO, está finalmente aberta ao público, após três anos de encerramento.



A obra de renovação esteve nas mãos do estúdio de design espanhol DAW e, como seria de esperar, já não encontraram detalhes do que esta casa era, mas foi apartir de imagens e registos históricos que a tentaram reconstruir à imagem do que Gaudí a imaginou.



Camadas de tinta foram removidas para revelar o equema de cores original de Gaudí em várias salas, as telhas foram recolocadas de forma fiel à técnica de "trencadís" orginal, e os tectos recuperaram a magia do papel maché de antigamente. A Casa Vicens mantém a independência visual que Gaudí tanto queria manter e Barcelona recupera uns dos seus marcos históricos.

Imagens de Pol Viladoms.

0 Reality Comments: