MODALISBOA LUZ EM DIRETO | DIA 2 - NUNO GAMA | DEDILHAR O EU INTERIOR


Portugalidade como sendo por aqui que marcamos a diferença na globalidade. Como sendo por aqui que marcamos a diferença no encontro do Eu próprio. Esta é a consciência que Nuno Gama mostra nas propostas para a primavera/verão do próximo ano. Dá destaque à particularidade, no mundo global, como o único ponto necessário na relação com tudo e com todos. E de nós, seres únicos, com os outros todos.


O desfile desta colecção "Globalidade" ...  começa primeiro no corpo, quase despedido, mas a camada de pó acumulado ao longo dos anos e das vivências. Os homens de Nuno Gama ganham camadas de peças em branco e azuis. E é aqui que entra o Eu Português dos azulejos, como “refresco”, tonal e gráfico.
Matérias primas de estruturas abertas como malha Inglesa, bordados, efeitos de favos de mel ou ainda as “dobragens” que vão desde as simples nervuras às pregas ou a interpelações ligeiras dos detalhes de Norfolk jacket à la Portugaise.



O formalismo clássico deseja cada vez mais a respiração da desconstrução da rigidez ... da estrutura das peças e das matérias primas. O casaco, peça omnipresente é aqui mais ligeiro, com jogos entre o opaco e o translúcido, o curto e comprido. E nas sub-camadas há analogia com as aguadas de azulejos que poeticamente se desmultiplicam em ritmadas tonalidades de azuis.


E nesta globalidade de reencontro com o ser próprio, Nuno Gama recuperou a voz de Villaret e os sons únicos da guitarra portuguesa, toda ao vivo.
Daqui a pouco, há o segundo desfile do dia no interior do Pavilhão Carlos Lopes, com Aleksandar Protic. Até já!


0 Reality Comments: