QUEM TEM TELHADOS CÔNCAVOS...


E quando as soluções de arquitectura vão de encontro às necessidades climatéricas do país, sabemos que estamos perante boas práticas e notícias sobre as quais gostamos de falar. De acordo com o BMDesign, mais de metade do Irão tem um clima árido e a própria cidade está à beira do racionamento da água potável. Como solução é importante combater o aquecimento global e reduzir a pegada global de carbono, ao mesmo tempo que se procuram outros recursos hídricos sustentáveis, como a água da chuva.



A equipa de design trabalhou no projeto, de forma muito detalhada e investigando a fundo todas as técnicas para colher a chuva no planalto iraniano e ambientes similares, que conta com uma precipitação muito baixa, e daí surgiu a ideia de um telhado côncavo. Um sistema de telhado duplo em que as notas da concha exterior se parecem com uma tigela com encostas muito íngremes.



O estúdio acredita que um telhado côncavo ajudará a fazer até mesmo as menores quantidades de chuva a escorrer do telhado. O invólucro exterior proporciona sombra adicional para o teto abobadado, arrefecendo as temperaturas.



Este arrefecimento é uma vantagem ambiental uma vez que reduz o consumo de energia, proporcionando humidade e reduzindo os custos de construção em comparação com a construção acima do solo.

0 Reality Comments: