PALHOTAS DE LUXO


Para muitos dos nossos leitores hoje é o primeiro dia de trabalho, para outros é a continuação das férias, e para outros ainda as férias estão quase no início (ou iniciaram-se hoje mesmo). Ora é nestes últimos que pensámos quando encontrámos este Bisate Lodge.

Desenhado pelo arquiteto sul africanos Nicholas Plewman, este resort de luxo situa-se no Ruanda, em pleno parque natural dos vulcões, e é composto por seis vilas, cada uma com uma arquitetura que recupera para a linguagem contemporânea,, a forma tradicional das casas tradicionais ruandesas de palha. Estas construções, em forma de colina, conseguem criar uma simbiose perfeita com a envolvente natural.



Mas se o aspeto tradicional domina o exterior, no interior é a sofisticação e o cruzamento ainda mais evidente da modernidade com a cultura local que marca o espaço. Artesãos, artistas e designers do Ruanda foram todos conjugados de forma exímia para criar um ambiente sofisticado e contemporâneo, respeitando a sua localização, mas não tendo medo de se afirmar num movimento estético global também.

O luxo com dimensão internacional torna-se assim resultado da cultura local, e a riqueza da cultura africana, na sua simplicidade de materiais e de tecnologias, torna-se uma mais valia para toda a arquitetura, criando um resultado final único e memorável e de estilo global.




0 Reality Comments: