KATYN MUSEUM - UM MEMORIAL ARQUITETÓNICO


A museologia clássica diz-nos que o museu é um local de arquivo, exposição e conservação de obras de arte, objetos e aspetos da identidade e memória coletivas. Pois na contemporânea isso não quer que tenha de haver uma coleção física, para que se possa ter um museu, pois se a memória que se queira preservar é de um momento na história, então basta preservar essas sensações para que essa memória cletiva se mantenha.

É com esta filosofia que o Museu Katyn surge, para preservar a memória de um massacre que aconteceu na história polaca. Este museu, localizado em Varsóvia e desenhado pelos arquitetos do atelier BBGK Architekci, situa-se na cidadela e é com a criação de espaços fortes, percursos entre eles criando sensações fortes nos seus visitantes através da arquitetura que o museu conserva essa memória coletiva polaca.


 

A arquitetura assume-se assim como um impulsionador de sensações e emoções, sem pudor nem disfarce, colocando o espaço puro no centro de todas as atenções dos seus visitantes. Este é um dos projetos finalistas dos prémios europeus de arquitetura 2017.

É aqui que a definição de Museu e de Memorial se fundem, criando um híbrido arquitetónico interessante que merece ser bem analisado.






0 Reality Comments: