PETER ZUMTHOR DESENHA EXTENSÃO DE FUNDAÇÃO BEYELER


A Beyeler Foundation, sediada em Riehen (junto a Basel na Suíça), acaba de revelar que vai ampliar a sua sede (desenhada por Renzo Piano e inaugurada em 1997), com mais espaços expositivos, desta vez com a assinatura do consagrado Peter Zumthor.

A grande particularidade deste projeto é o facto de esta ampliação não ser feita por um único e impressionante edifício, mas sim por três edifícios de escala mais pequena que, em conjunto com o atual museu, criarão uma ideia de aldeia cultural, reinventando assim o conceito de visitar um museu.



Este projeto defende que os museus do século XXI já não são locais para exibir objetos, mas para seres humanos poderem disfrutar desses mesmos objetos - como diz o seu autor “I want to create buildings that are loved”. Assim com a inversão desta prioridade, aparece uma reinvenção do conceito de museu, que se torna um local de passeio, fruição da arte e dos ambientes, e neste caso entre edifícios de arquitetura eximiamente desenhada e natureza extraordinariamente bela.

É mais uma excelente obra de arquitetura que Peter Zumthor nos vai dar, e que vem repensar conceitos, para um bem maior da sociedade e dos seus habitantes e visitantes.




0 Reality Comments: