O NOVO SAPIENS DA ARQUITETURA


O novíssimo edifício Instituto Politécnico de Ciência e Tecnologia de Luanda (em Angola), desenhado pelo atelier local Costa Lopes, é a obra que encerra a semana aqui no blog.

Este edifício localiza-se num pequeno lote que se situa entre uma zona ainda de casa desqualificadas e duas torres modernas, surgindo assim como um elemento de charneira entre estas duas realidades construídas. Assim a sua escala intermédia é o elemento de passagem entre estas duas escalas.






Outra das características deste edifício é a sua natureza monolítica, que se encontra interrompida por uma abertura contínua que vai riscando o volume de betão aparente. Esta formalização exterior é bem conseguida, principalmente pela sua escala em relação à envolvente, pois confere-lhe detalhe, mas ao mesmo tempo não lhe destrói a dimensão do volume, criando-se assim como um objeto de desejo arquitetónico, atraindo o nosso olhar para ele mesmo.

É uma obra de arquitetura digna do nome que lhe deram os arquitetos - o Sapiens - pois resulta de um pensamento arquitetónico bem estruturado, culto e inteligente!





Imagens: Fabrice Fouillet

0 Reality Comments: