OS CONCEITOS DE VIVER E EXIBIR COABITAM


Concebido como metade casa e metade espaço de exposição de obras de arte contemporânea, este projeto desenvolvido pelo estúdio espanhol 05AM Arquitectura é um espaço híbrido impressionante. A moradia foi colocada de forma a evitar a presença de quaisquer construções vizinhas, libertando um espaço aberto no lado sul com amplitude visual.




O 05AM Arquitectura concebeu o edifício como um corpo de quatro volumes, dispostos em duas direções específicas que definem três espaços dupla altura, ligando assim visualmente ambos os pisos. O piso térreo abriga salas de exposição flexíveis, enquanto o primeiro andar inclui todos os espaços de estar habitacionais.



As escadas são estrategicamente colocadas num dos vazios de dupla altura, comunicando a exposição e os andares onde cada um dos quatro volumes servirá um uso específico. Esta estratégia de estrutura concede uma clareza funcional.


 

Tudo em tudo, ou "all in all", o projeto é uma resposta volumétrica ao cenário, protegido da presença de edifícios adjacentes e encerrando um espaço exterior iluminado pelo sol. Isso cria simultaneamente uma relação única com os espaços de exposição interior.

0 Reality Comments: