BLACK BOX GYM


Ao contrário do seu nome, o ginásio Black Box na cidade de Chengdu, China, ganha a sua forma com um grupo de caixas brancas abertas. Situado num terreno não utilizado numa comunidade urbana de envelhecimento, o edifício temporário apresenta um quadro de aço com vigas, colunas e placas de aço perfurado para fornecer instalações de fitness e espaço de lazer para a comunidade local.




Projetado pelo estúdio de arquitetos Epos em colaboração com o Projeto Arquitetónico Horus (HAD), as exigências de baixo orçamento do cliente resultaram num edifício construído de materiais rudimentares e matérias-primas: aço, madeira e cimento. O próprio edifício é constituído por várias tipologias programáticas. Funcionando principalmente como um ginásio, o Black Box Gym também abriga espaço para atividades recreativas, exposições de arte, espaços para eventos e encontros comunitários. Como tal, o plano do edifício é organizado em torno de um pátio central, um centro de atividades ao ar livre.



Desta forma, a força vital do edifício decorre de uma praça central constantemente ativada em torno de todos os outros programas. Ao mesmo tempo, o fluxo de tráfego e as transformações do espaço interno-externo desdobram-se em torno deste pátio. Folhas de metal ondulado e painéis de vidro generoso adornam o mezanino superior, com salas de reuniões de madeira com piso apoiado por janelas do chão ao teto. Chapas de aço perfuradas são articuladas aos quadros do volume para criar uma pele texturizada e adaptável para as várias caixas.



Devido aos múltiplos e contrastantes programas do projeto, os arquitetos determinaram conscientemente a filosofia do edifício como "não definido", permitindo que o Black Box Gym simplesmente sirva como um recurso temporário de baixo custo para a comunidade.

0 Reality Comments: