A NOVA BIBLIOTECA DE CONSTITUCIÓN


Devastada pelo terremoto de magnitude 8,8 em 2010, a pequena cidade costeira de Constitución, no Chile, tem vindo a ser reconstruída. A mais recente obra a ser concluída doi a Biblioteca de Constitución, pelas mais do arquitecto local Sebastian Irarrazaval. A biblioteca está localizada ao longo de uma das bordas da praça central, um espaço de importância cívica e cultural para a cidade, que provocou uma oportunidade para repensar o relacionamento desta estrutura com o domínio público.



Três naves de madeira revestidas de vidro enfrentam a praça permitindo vistas, tanto fora como dentro do edifício, estabelecendo uma conexão constante entre as pessoas e os livros que lá dentro se escontram, enquanto bancos e sombreamento no pé de cada nave fornecem assentos públicos para a comunidade.



Irarrazaval elevou o primeiro andar 1,6 metros acima da rua para obter a luz natural em ambos os níveis da biblioteca e oferecer vários pontos de vista para o exterior / interior. Cada corredor com estrutura em madeira corresponde aos três principais elementos programáticos do edifício: as crianças, jovens adultos e seções de adultos, que representam uma organização espacial clara.



Com a excepção das paredes de betão exposto, toda a estrutura é feita de madeira leve e pesada. Vigas e pilares são deixados expostos tamto quanto possível para permitir um entendimento estrutural do desenho. Finas tábuas de madeira criam um sistema de persianas que cobrem o céu iluminado, filtram e controlam a luz direta, de modo a não perturbar os leitores.

Fotografias por Felipe Díaz Contardo

0 Reality Comments: