UMA CASA NO PENHASCO


Os arquitetos Nuno Melo Sousa e Hugo Ferreira criaram um  bloco de apartamentos para turistas na cidade do Porto. Os Oh Porto! Apartamentos estão apoiados num penhasco de granito íngreme ao lado de uma das pontes mais proeminentes da cidade, a ponte D.Luís I, que atravessa o rio Douro, entre as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.



O edifício contém cinco estúdios e um apartamento para acomodar os visitantes da cidade, e também abriga uma recepção com uma cozinha comum e um espaço de escritório. O edifício original do século 19 tinha recebido subsequentes add-ons e tinha gradualmente caído num estado de abandono, de modo que o ponto de partida para o projeto foi reforçar a estrutura existente. Uma coluna de cimento proporciona suporte adicional e permite que os estúdios de ambos os lados a ser mantido livre de colunas. A nova secção central também contém espaços de serviços públicos, incluindo as casas de banho, cozinhas, elevadores, iluminação e condutas verticais.



O layout de plano aberto linear dos apartamentos garante vistas em ambas as direções. As áreas de dormir dos estúdios têm vista para a cidade, enquanto as cozinhas e áreas de estar na parte de trás têm vista para a falésia acidentada. No piso superior, a cobertura de dois quartos apresenta uma janela de altura completa com uma secção deslizante que se abre para uma varanda. O alojamento tem como objectivo proporcionar um conceito minimalista, com o máximo de conforto.

A fotografia é de José Campos.

0 Reality Comments: