UMA BIBLIOTECA ABERTA À CIDADE


Da autoria dos arquitetos do atelier KAAN Architecten, vai surgir em Aalst, na Bélgica, uma nova biblioteca pública.

A cidade solicitou "uma biblioteca para Aalst que se torne um lugar aberto e acessível, um lar para a informação, o conhecimento, a cultura e oportunidades lazer". Outra não menos importante necessidade definia que o projeto fosse um impulso para o estabelecimento de um centro de cidade vibrante, um lugar onde todas as diferentes comunidades de Aalst podudessem se encontrar. E foi exatamente isso que resultou.




Com um projeto organizado em torno de uma funcionalidade muito bem resolvida, a principal característca deste novo edifício é a liberdade espacial que ele contem em si mesmo. Mas mais do que a sua organização espacial é a sua função urbana. A combinação de uma biblioteca pública com uma academia de artes pode não parecer à primeira vista muito lógica. As artes cênicas envolvem movimento e ruído, enquanto a leitura é uma atividade estática e tranquila. A mistura dos dois, no entanto dá maior impacto à ideia de este novo edifício se assumir como um local de encontro.

Aalst dança, toca e lê - um lema que dialoga com a imaginação ... e cria uma biblioteca aberta à cidade em mais maneiras do que imaginamos!


0 Reality Comments: