INSPIRED BY LE CORBUSIER


O estúdio londrino Doshi Levien inspirou-se em elementos da cidade de Chandigarh, na Índia, de Le Corbusier, para criar uma lâmpada e um sofá coberto de tapeçaria. O mobiliário é parte do duo Objects of Devotion Devoção, que criaram para a Galerie Kreo para comemorar a contribuição de Le Corbusier na Índia.



O arquiteto criou um masterplan para a cidade de Chandigarh e também projetou seis dos seus edifícios públicos, detalhes arquitetónicos que são apresentados numa tapeçaria jacquard colorida que cobre os móveis. A peça de mobiliário senta-se em quatro pernas largas, sólidas, que também prestam homenagem aos edifícios de Le Corbusier em Chandigarh. A obra de Le Corbusier inspirou tudo, desde mesas de madeira projetadas por Jaime Hayon  à identidade visual de um festival de cinema.



Como parte da série dos Objetos de Devoção, Doshi Levien também projetou uma lâmpada de chão de metal que, de forma semelhante, apresenta elementos de edifícios e tapeçarias do arquiteto. A sombra em forma de feijão e a lâmpada inteira foram feitas por um restaurador de carros antigos em Inglaterra. Um difusor de bronze permite que o proprietário possa girar a lâmpada para mostrar um lado mais escuro ou mais claro.


A arquitetura modernista é definitivamente parte da educação de Doshi, fazendo com que parte de sua missão seja mostrar que o modernismo realmente vingou em países em que não seria esperado que tivesse sucesso ou aceitação.

0 Reality Comments: